
02/08/2022
Fernando Chucre afirma que essa gestão só será possível através de parcerias fortes
A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA) realizou hoje, 02 de agosto, a reunião técnica com Consórcios Intermunicipais e a celebração de Protocolos de Intenções. O encontro teve como objetivo celebrar a assinatura dos contratos de cooperação entre os municípios e o Governo do Estado para a gestão de resíduos sólidos.
Estavam presentes representantes de quatro consórcios que serão os responsáveis pela gestão desses resíduos durante o futuro próximo em 94 municípios do estado. Entre os presentes encontravam-se o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Fernando Chucre, Jorge Augusto Seba, presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável, José Adalto Borini, presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Luiz Antonio Noli, presidente do Consórcio de Municípios da Região Central e Jefferson Luiz Martins, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira e Litoral Sul.
“Esse é um momento histórico para nós, o desfecho de muitos anos de trabalho.”, afirmou Fernando Chucre. “Mais do que uma tendência, municipalizar a gestão de resíduos sólidos está se tornando cada vez mais necessário. Precisamos descentralizar os investimentos e utilizar essas parcerias para ter políticas mais relevantes de curto, médio e longo prazo”, conclui o secretário de infraestrutura e meio ambiente.
Sobre o Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS)
O primeiro Protocolo de Intenções firmado pelo CIRS com consórcios intermunicipais se deu em novembro de 2019. À época, a parceria técnica foi iniciada com o Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas (Consimares). Acesse mais informações sobre o Comitê:
https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/cirs/