
08/09/2022
Durante sua palestra na abertura da InterSolar South América, Fernando Chucre, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, informou que o Governo de São Paulo tem trabalhado para ampliar as fontes renováveis na matriz energética do Estado, principalmente por meio da geração solar e fotovoltaica distribuída.
Dentre as principais ações que o Governo do Estado vem desenvolvendo destaca-se a formatação de PPPs (Parcerias Público Privadas), para implantação de mini e micro usinas solares de geração distribuída, em áreas públicas, para compensar o próprio consumo.
“O governador pediu que tomássemos medidas para melhorar e ampliar a renovabilidade da matriz energética de São Paulo, enumerando as ações e iniciativas para mostrar o enorme potencial de investimento no setor no curto prazo”, informou Chucre.
O Estado está trabalhando para equiparar a tributação do setor com os demais estados do sudeste, a fim de aumentar a atratividade para os projetos energéticos e ampliar o interesse dos investidores.
São Paulo é o segundo maior produtor do país de geração solar distribuída, em termos de capacidade instalada, com 1,6 GW, atrás de Minas Gerais que possui 1,9 GW. No entanto se diferencia por possuir uma ampla e robusta malha de distribuição, que facilita a conexão das usinas.