01/09/2022

Representantes do governo e executivo municipal debatem soluções de curto, médio e longo prazo para revitalizar a represa da região

 

Aconteceu nesta quinta-feira (01) uma reunião na Prefeitura da cidade de Americana, no interior de São Paulo, com autoridades para estudar as possibilidades envolvendo a limpeza da represa de Salto Grande, que abastece a região. Estavam presentes na ocasião o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Fernando Chucre, o superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Francisco Loducca e representantes do executivo municipal.

“A nossa grande proposta hoje é estabelecer uma nova regionalização para viabilizar a parceria dos municípios com o Governo do Estado, a fim de investir em ações para trazer de volta essa represa, que além de um reservatório é também um meio de geração de energia para a região”, informou o secretário Fernando Chucre.

O prefeito de Americana, Francisco Antônio Sardelli, afirmou que a busca de soluções para Salto Grande já está sendo debatida há muito tempo, mas que, de acordo com ele, “precisamos começar a construir uma possibilidade real de reverter o problema de ser uma lagoa com descarte de esgoto”.

Durante a reunião ficou estabelecido que equipes técnicas vão identificar os pontos mais urgentes a serem trabalhados a fim de retirar a vegetação sob a água e fazer o desassoreamento do local. “As equipes vão identificar esses pontos e o Governo do Estado, por meio do DAEE, vai fazer essas obras com caráter emergencial para melhorar a qualidade da represa”, afirmou o secretário.

Além das ações emergenciais, o objetivo á longo prazo é fazer os investimentos necessários em saneamento nos municípios ao redor da represa, para que o esgoto não tratado pare de ser despejado, evitando assim a contribuição para a degradação do local.

 

Confira fotos, vídeos e áudios da visita: https://we.tl/t-DY3dFmvcXW