
21/10/2022
Os coordenadores do Projeto Municípios Paulistas Resilientes (PMPR), Jussara Carvalho e Armin Deitenbach, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), respectivamente, apresentaram nessa sexta-feira (21) os resultados e perspectivas do trabalho desenvolvido em parceria desde 2020 para o secretário-executivo, José Amaral Wagner Neto e o subsecretário de Meio Ambiente, Eduardo Trani, ambos da SIMA-SP.
Durante o encontro foi mostrado o passo a passo da construção e os aprendizados ao longo do processo de desenvolvimento dos Planos Municipais de Adaptação e Resiliência Climática dos municípios. Ao todo, 10 planos foram desenvolvidos por técnicos e técnicas dos municípios de Americana, Francisco Morato, Gabriel Monteiro, Guarulhos, Jales, São José do Rio Preto, Ubatuba, Rosana, Iguape e Registro.
Os planos são estudos de referência na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas nos municípios, além de um possível instrumento na captação de recursos para as metas estabelecidas nos documentos. São documentos focados em adaptação e resiliência para o enfrentamento das mudanças climáticas, elaborados de maneira participativa, que contou também com o apoio do Imaflora e GE21 na capacitação e disponibilização de dados georreferenciados para avaliação e desenvolvimento dos planos.
O resultado será levado pela SIMA a COP27 que ocorrerá no Egito em novembro próximo.
A SIMA almeja ainda um curso de educação a distância (EAD) sobre como elaborar um Plano de Adaptação e a inserção do documento como diretiva no Programa Município Verde Azul. Em outra linha de trabalho conjunta, SIMA e GIZ planejam desenvolver o Plano Estadual de Adaptação e Resiliência Climática.
Ainda durante o encontro, foi apresentado o Plano Regional de Adaptação e Resiliência Climática da Baixada Santista que terá sua divulgação realizada em dezembro deste ano e contou com a colaboração dos membros da Câmara Temática de Meio Ambiente e Saneamento do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (CONDESB) e da Agência Metropolitana (AGEM).
Participaram também da reunião, a diretora de projetos da GIZ, Ana Carolina Câmara; o coordenador de Planejamento Ambiental da SIMA, Gil Scatena; o geólogo do IPA, Claudio Ferreira; além das técnicas da SIMA, Margareth Escobar e Marcia Nascimento.