29/11/2022

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) e a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima) assinaram na última terça-feira, 29 de novembro, Convênio de Cooperação Técnica que tem por objeto estabelecer o intercâmbio de dados e informações sobre o mercado de energia e outros temas do setor elétrico.

A solenidade de assinatura aconteceu na sede da Secretaria, em São Paulo, e contou com a presença do secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Fernando Chucre, do subsecretário de Infraestrutura, Cassiano Ávila, do assessor técnico de Petróleo, Gás e Biocombustível, Ricardo Cantarani, do diretor-presidente da Arsesp, Marcus Vinicius Bonini, e dos diretores Marcos Roberto Lopomo (Energia) e Joaquim Ribeiro Matias (Relações Institucionais).

Pelos termos do convênio firmado, a Arsesp disponibilizará sua base de dados e informações sobre consumo e faturas de energia elétrica das instalações (prédios) do Poder Público do Estado de São Paulo, assim como informações consolidadas sobre a segurança das barragens de hidrelétricas.

À Sima caberá realizar o levantamento e diagnóstico dos dados fornecidos pelas distribuidoras e propor uniformização, apurar e analisar a consistência dos dados enviados pelas prestadoras de serviços e validar estes dados junto à Arsesp.

“A intenção de firmar este Convênio de Cooperação Técnica com a Sima é antiga, por isto assinar este Termo, hoje, é muito importante para a Agência. Em um contexto de mudanças climáticas globais, a implementação de estudos de gestão de energia coloca-se como uma das questões mais importantes para a sociedade contemporânea. Esta parceria estimulará análises que resultarão inicialmente na eficientização do consumo de energia elétrica do Estado de São Paulo entre outros benefícios futuros”, explica o diretor de Regulação Técnica e Fiscalização dos Serviços de Energia, Marcos Roberto Lopomo.

“O convênio possibilitará que o Governo tenha mais informações para o controle de gastos com energia elétrica nos prédios públicos do Estado, e aumentar a segurança das barragens das hidrelétricas”, finalizou o secretário Fernando Chucre.