18/11/2022

Nesta sexta-feira (18), o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Fernando Chucre, recebeu Luiz Vanderlei Magnusson, prefeito de Conchal e presidente do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável, para assinatura de um protocolo de intenções entre a SIMA e o Condesu. É o 27º protocolo assinado pela gestão, com o objetivo de unir esforços para o desenvolvimento de cooperação técnica em gestão e gerenciamento de resíduos sólidos urbanos para os municípios do grupo.

As ações da parceria, que serão coordenadas pelo Comitê de Integração de Resíduos Sólidos CIRS/SIMA em parceria com o Condesu, vão estabelecer condições para o desenvolvimento e execução conjunta de programas, projetos e o intercâmbio de tecnologias com a finalidade de
construir soluções para a destinação correta dos resíduos, beneficiando uma população de cerca de 400 mil habitantes das nove cidades que fazem parte do consórcio.

“O trabalho em parceria com os consórcios é fundamental para encontrar a solução ideal para o destino dos resíduos sólidos. Vale lembrar que esse tratamento também faz parte do saneamento básico e quando realizado de forma correta, gera riquezas, melhora a saúde e a qualidade de vida da população”, disse Chucre.

Participam do consórcio os municípios Artur Nogueira, Conchal, Cordeirópolis, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Jaguariúna, Matão e Santo Antônio de Posse, que juntos geram por dia uma média de 270 toneladas de resíduos sólidos urbanos. Com o apoio técnico do
Estado será elaborado um plano de trabalho para promover programas de capacitação, comunicação e educação ambiental, além da implantação de ferramentas de planejamento e gestão em soluções regionalizadas.

Além da preservação do meio ambiente e aproveitamento econômico dos resíduos sólidos, os municípios do consórcio poderão se beneficiar ainda mais com a cota do novo ICMS Ambiental, que aborda o tema, e o selo do Programa Município Verde Azul que incentiva iniciativas ambientais na gestão municipal.