
29/11/2022
Nesta terça-feira (29) a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo realizou, por meio do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos, o webinar “Regionalização da Gestão e Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil e as experiências dos Consórcios Intermunicipais”, com o objetivo de apresentar as ações desenvolvidas pelo Governo de São Paulo. O secretário Fernando Chucre, SIMA, fez o discurso de abertura do seminário.
“Essa foi uma das melhores diretrizes traçadas por esta gestão, vamos trabalhar para que haja continuidade na estruturação do Estado, por meio de consórcios e regionalização na gestão e destinação dos resíduos sólidos. Pensamos em colocar no orçamento do ano que vem o financiamento dos estudos regionais, para que cada consórcio possa ter recursos disponíveis para o planejamento e ações concretas”, informou Chucre.
Realizado em formato virtual o seminário apresentou as soluções e debateu as melhores práticas para a gestão de resíduos da construção civil executadas no estado de São Paulo, além de compartilhar as experiências de dois dos Consórcios Intermunicipais, que recebem apoio técnico da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente: CONDEMAT (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) e CIVAP (Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema).
“Um dia de atividade, baseado em todo o trabalho do Governo de Estado de São Paulo, na agenda de resíduos sólidos, com destaque para a regionalização e a gestão e gerenciamento. Ou seja, um dia de muita troca, muito conhecimento e um bom debate”, iniciou José Valverde, coordenador do CIRS/SIMA.
O evento contou com dois painéis, um pela manhã e outro ao longo da tarde. O primeiro contou com a moderação Evaldo Azevedo, coordenador de Saneamento/SIMA, que conduziu os debates: “Instrumentos de planejamento e gestão regionalizada de Resíduos da Construção Civil”, apresentado por José Valverde. O case da CONDEMAT “Programa de combate ao descarte inadequado de Resíduos Sólidos da Construção Civil”, explicado por Roney Perez da CFB/SIMA e Ida Françoso, diretora-executiva do CIVAP, mostrou outro case “Governança e Gestão de Usinas Móveis de Resíduos da Construção Civil”.
O segundo painel foi moderado por Ivan Mello, secretário de Meio Ambiente de Sertãozinho-SP, e iniciou com o tema “Diretrizes para o gerenciamento e o licenciamento ambiental de Usinas Móveis de Resíduos da Construção Civil”, apresentado por Cristiano Kenji e Maria Heloisa Assumpção, da Cetesb. Para encerrar o evento Marcos Zwang, sócio da Handelmaq Equipamentos, falou sobre “Operação de Usinas Móveis de Resíduos da Construção Civil”.
O evento teve como os debatedores José Ronal (CIRS/SIMA), Solange Wuo (CONDEMAT), Wagner Cabelho (CPLA/SIMA), além de um público participante de executivos dos consórcios, secretários municipais, representantes da sociedade civil e do setor empresarial.
O webinar pode ser assistido na integra no YouTube da SIMA