13/01/2023

A Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, Natália Resende, foi apresentada oficialmente aos servidores da pasta, nesta sexta-feira (13). A Procuradora Federal participou da cerimônia de transmissão de cargo, ao lado do governador, Tarcísio de Freitas, e pontuou as prioridades da nova gestão, que possui quatro subsecretarias em seu escopo de atuação: Meio Ambiente; Energia e Mineração; Recursos Hídricos e Saneamento Básico; e Logística e Transportes.

Em sua fala, Tarcísio destacou a transversalidade das agendas de meio ambiente, infraestrutura e logística, que, pautadas pela sustentabilidade, permitirão, segundo ele, ganhos ambientais importantes como a redução das emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEE). “Teremos parcerias com instituições que trarão a lógica da repercussão climática para que os nossos projetos já se iniciem com a certificação ambiental. É nosso dever, ainda, concluir obras em andamento, preservar o legado recebido e avançar cada vez mais em novas tecnologias e investimentos”, destacou o governador. Tarcísio mencionou a importância de desenvolver ações voltadas para a transição energética, segurança hídrica e para a redução de perdas d´água, além do fomento à expansão da malha ferroviária.

A nova secretária da SEMIL, por sua vez, reforçou que a sustentabilidade, o planejamento, a transparência e o compliance irão nortear as ações da pasta. “A estrutura que montamos observa a lógica e a racionalidade de cada área, primando pelo respeito e integração harmônica entre os temas. Todos os nossos projetos possuem um fio em comum, a sustentabilidade, que estará sempre presente e interligará nossos programas. Com compromisso, levaremos o melhor serviço à toda população”, afirmou.

Entre os programas prioritários citados pela Secretária, que serão divididos em 5 eixos (meio ambiente; recursos hídricos e saneamento básico; energia e mineração; logística e transportes; gestão e governança administrativa) estão a conclusão de obras; rodovias vicinais; hidrovia tietê-paraná; travessias litorâneas; segurança hídrica; saneamento; resíduos sólidos; São Paulo Verde; educação ambiental; sustentabilidade e mudança climática; comunidades tradicionais e povos originários; energia; mineração; parcerias com a iniciativa privada; e governança administrativa e gestão de riscos.

Natália também lembrou a importância de fortalecer as equipes técnicas e ouvir os servidores, os quais, “com muita dedicação e comprometimento, entregam todos os dias serviços de qualidade e projetos que fazem a diferença na vida das pessoas”. A Secretária afirmou que a nova gestão perseguirá o bem-estar dos colaboradores e, para isso, a SEMIL já iniciou uma pesquisa de clima organizacional, o estudo para disciplinamento do teletrabalho, bem como um plano de capacitação e valorização dos trabalhadores.

O Ex-Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Fernando Chucre, assim como o atual Secretário-Executivo da SEMIL, Anderson Oliveira, participaram do evento, no qual também estiveram presentes secretários estaduais e municipais, presidentes e superintendentes das empresas públicas, além dos coordenadores e servidores da Secretaria.

Sobre Natália Resende

A Procuradora Federal, Natália Resende, é graduada em Direito, Engenharia Civil e Ciências Contábeis. Doutoranda pela Universidade de Brasília, cursa Master of Laws na University of London, possui mestrado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos, pós-graduação em Direito Constitucional e em Direito Tributário, especialização em Regulação, tendo atuado em diversos projetos ligados aos temas afetos à Secretaria na sua experiência em órgãos como o Ministério da Infraestrutura, Programa de Parcerias de Investimentos, Procuradoria do IBAMA e Ministério da Integração.