
15/02/2023
Terreno, localizado na margem do Reservatório Billings, pertence à EMAE e receberá atracadouro de barcos e parada de ônibus; medida vai diminuir tempo de percurso em mais de uma hora
O Governo de São Paulo, por meio da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE), cedeu à Prefeitura área de 8,1 mil metros quadrados, na margem do Reservatório Billings, para implantação de projeto inédito de transporte público hidroviário. Denominado “Aquático SP”, o piloto vai beneficiar 385 mil pessoas e melhorar a mobilidade nos distritos da Capela do Socorro e de Cidade Ademar, na Zona Sul. A cessão do terreno faz parte das ações sociais realizadas pela Empresa Metropolitana no entorno dos reservatórios.
O compromisso foi firmado entre a EMAE e a São Paulo Transporte S.A (SPTrans), nesta quarta-feira (15), na sede da Administração Municipal, com a presença da Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, e do Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.
“É um projeto muito importante para a nossa matriz logística, de forma geral. O transporte aquaviário é um dos mais sustentáveis e queremos estimulá-lo. Além disso, o piloto vai permitir a redução do deslocamento da população e dar mais qualidade para o transporte”, afirma a Secretária.
Com a iniciativa, a população do bairro Cantinho do Céu, no Grajaú, poderá realizar a travessia de barco, com capacidade para 60 pessoas, até Pedreira. A redução do tempo de viagem será de uma hora para dez minutos. Já a integração com o novo terminal Cocaia, próximo à Estrada do Canal de Cocaia, permitirá que os passageiros cheguem à Pedreira em 25 minutos – atualmente o trajeto por ônibus leva 1 hora e 39 minutos.
A Prefeitura será responsável pela construção de atracadouro de barco, parada de ônibus e interligação entre os transportes terrestre e hidroviário. A expectativa é que as obras sejam iniciadas no próximo ano. O atendimento inicial será feito por meio de operação assistida. A meta é integrar o novo modal ao sistema existente na cidade, inclusive com o uso do Bilhete Único.