
08/03/2023
Colaboradoras de diferentes departamentos da Secretaria participaram da ação comemorativa
No Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira (8), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL) preparou uma programação especial de homenagens, além de uma roda de conversa com mulheres que atuam liderando equipes e funcionárias de diferentes setores ligados à pasta. O evento ocorreu no Auditório Augusto Ruschi, na sede da Secretaria.
A Secretária Natália Resende fez a abertura do evento e destacou tanto a qualidade quanto a representatividade do quadro de colaboradoras na Pasta. “Estamos falando de 42% do total de funcionários e 60% dos cargos de comando, isso é muito significativo’’, destacou.
Natalia ainda compartilhou com o público os desafios enfrentados em sua trajetória profissional e os marcos de sua carreira. A gestora finalizou destacando a importância de as mulheres continuarem ocupando espaços, como no setor de infraestrutura que ainda apresenta um cenário majoritariamente masculino.
As convidadas narraram os preconceitos enfrentados e também o acolhimento essencial que receberam, destacando os avanços e todos os aspectos positivos que foram conquistados. A comandante de balsa, Daise Cristina Cerigni, descreveu o quão gratificante é trabalhar com o transporte de pessoas e relatou já ter sofrido preconceito por exercer uma função tipicamente masculina, inclusive com a frase: “tinha que ser mulher’’. “Me capacitei e estudei muito para isso. É um trabalho que exige muita responsabilidade e o foco é transportar as pessoas com qualidade e total segurança’’, explicou.
A Agente de Saneamento Ambiental da Sabesp, Maria Joelma de Lima, também contou um pouco sobre sua trajetória. Atualmente, ela trabalha com vazamentos e reparos de cavaletes. ”No começo foi difícil a aceitação, e diziam que eu estava louca. Mas eu disse: eu vou e vou fazer bonito!”.
Já Juliana Quintanilha, Gestora do Parque Estadual Águas da Prata, contou sobre seus pais inspiradores e como acompanhava, atenta, as histórias do pai sobre combate a incêndios. “A curiosidade sobre os incêndios adquirida na infância juntamente com a formação em biologia fez com que eu enxergasse que o meu papel era de salvar as matas, os animais e muitas vidas’’, detalhou Juliana.
Na sequência, foi a vez da Gerente da Divisão de Qualidade do Ar, Maria Lucia Guardani, contar alguns dos desafios que enfrentou como engenheira química, incluindo, o manuseio de equipamentos durante os treinamentos e nos laboratórios. “A cozinha era o lugar das mulheres. Hoje a cozinha virou espaço gourmet, porque todos nós estamos na cozinha, não existe essa diferença entre homem e mulher’’. E ainda reforçou ‘’ensinar, aplicar e perguntar, esse é o segredo.’’
A Diretora de Administração do DER, Benedita Aparecida Siqueira, contou como foi o processo para ingressar no órgão e o privilégio de vivenciar as mudanças ao longo do tempo. ‘’Nesses anos todos vi muitas mudanças no DER, e, hoje posso dizer que estamos vivenciando uma que nem os próprios funcionários acreditavam. Quando poderíamos imaginar que teríamos uma diretora administrativa estatutária? Tenho o privilégio de ocupar esse cargo’’.
Em seguida, a Diretora de Gestão Corporativa, Sabrina Menezes, que trabalha na área de gestão de pessoas, abriu a fala aconselhando sobre a importância de manter sempre o foco nos objetivos. “O conselho que dou é: não pense nas dificuldades, pense no que você quer fazer e siga atropelando os obstáculos’’, afirmou.
Mara Ramos é a primeira mulher Superintendente no DAEE. Em sua fala compartilhou histórias sobre sua atuação em ambientes majoritariamente masculinos. “O DAEE é um órgão quem tem muita força. Ele ainda é estritamente masculino, mas estamos aos poucos identificando condições para construirmos um ambiente mais plural e com diversidade de opiniões para a gente crescer’’, destacou.
A Subsecretária de Energia e Mineração Samanta Tavares, discursou sobre a importância de ter coragem, independente do gênero, de conhecer a igualdade e permitir ser diferente. “Temos que fincar o pé e seguir em frente, juntos, homens e mulheres corajosos’’, destacou.
Para fechar as participações, a Subsecretária de Energia e Mineração Marisa Barros, discursou sobre a importância de as mulheres encararem os desafios e agarrarem as oportunidades. “Enfrentar o desafio, abraçar a oportunidade e ter confiança’’, disse.
A secretária Natália encerrou a roda de conversa deixando uma mensagem de apoio às colaboradoras para que continuem trabalhando com excelência e, principalmente, não permitam que comentários desencorajem a promoção e incentivo da presença de mulheres em diferentes setores, sejam eles quais forem.