
24/07/2023
Serviços tiveram duração de 30 dias e contemplaram substituição de banco de transformadores e antecipação de manutenção no gerador
A unidade geradora 3, da usina externa do Complexo Henry Borden, passou por modernização. O banco de três transformadores de 65 MW, que estavam em operação desde a década de 1940, foi substituído, e o rotor elétrico do gerador passou por manutenção. Os serviços, já concluídos, foram realizados pela Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), com um investimento de R$ 12,1 milhões.
Já a manutenção preventiva no rotor elétrico é realizada a cada dois anos. Porém, com a parada programada para a substituição dos transformadores, o serviço foi antecipado. O reparo detecta, preventivamente, se há problemas de curto-circuito no enrolamento nos polos. Isso evita uma parada forçada da unidade geradora que possa prejudicar os índices de disponibilidade e confiabilidade da usina.
Com quase um século de existência (inaugurada há 96 anos), a usina Henry Borden é formada por duas usinas, uma externa e outra subterrânea, ambas de alta queda (720 metros de declive). Seus 14 grupos de geradores representam uma capacidade de geração de 889 MW, o que é equivalente ao consumo de energia de aproximadamente três milhões de pessoas.
Sobre a EMAE
A EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) é uma empresa de capital aberto, cujo controle pertence ao Estado. É detentora e operadora de um sistema hidráulico e gerador de energia elétrica, localizado na Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista e Médio Tietê, com capacidade total instalada de 935 MW. A empresa possui, também, uma usina termoelétrica na Capital, atualmente arrendada para a Baixada Santista Energia – BSE e uma subsidiária integral denominada Pirapora Energia, detentora da Pequena Central Hidrelétrica Pirapora, de 25 MW de potência instalada.