
15/09/2023
Projeto com intervenções na margem oeste do Rio Pinheiros, incluindo os desvios, foi apresentado pela Semil a cicloativistas e representantes da sociedade civil
Realizada na manhã desta sexta-feira (15), a 18ª reunião ordinária do Ciclo Comitê Paulista teve como tema principal o detalhamento das intervenções para melhorias que estão sendo feitas pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística no Parque Bruno Covas. O encontro foi realizado na sede da pasta e contou com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Semil. Membros do governo, da sociedade civil e cicloativistas participaram da reunião.
As representantes da Semil, Mirela Lourenço e Márcia Regina Batista, conduziram o encontro. “O Ciclo Comitê Paulista é um fórum instituído baseado na importância do diálogo, para a construção de uma pauta positiva e propositiva para viabilizar o ciclismo no Estado de São Paulo, com segurança e responsabilidade de todos os envolvidos”, afirmou Mirela, referindo-se à importância do comitê. O encontro definiu, também, temas envolvendo os grupos de trabalho, mudanças no regimento interno e questões sobre a segurança cicloviária em geral.
Gestora do Pomar Urbano e responsável pela fiscalização do Parque Bruno Covas, Thalita Vasconcelos, trouxe uma atualização sobre as intervenções que vêm sendo feitas na margem oeste da Marginal Pinheiros, como os desvios atuais dentro do Parque Bruno Covas e o plano de obras de contenção, que são coordenadas pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).
Há, atualmente, dois desvios. No trecho da Usina São Paulo onde foi instalada uma ciclovia temporária, já em operação. E o desvio entre a Ponte Estaiada até a Ponte Laguna, o maior, com 3.1 km.
Na próxima semana, será realizado um outro desvio – até o dia 09/10 – um trecho de 220 metros, próximo ao Mirante Flutuante, para construção da estrutura que receberá o evento do Comitê Olímpico Brasileiro (COB)
Com entrega prevista até o final de setembro, será implementada uma ciclopassarela flutuante. Essa passarela fará a interligação entre as duas margens, ligando o Parque Bruno Covas a Ciclovia Franco Montoro. Dessa forma, o acesso pela Ponte Cidade Jardim até a Usina São Paulo será interditado e o visitante poderá acessar o Parque pela passarela da Estação Vila Olímpia.