01/09/2025

Miracatu recebe estudo técnico, que mapeou o sistema de iluminação da cidade e propôs ações com foco em eficiência energética e qualidade de vida da população

O município de Miracatu, no Vale do Ribeira, se consolida como referência em projeto piloto de iluminação pública, servindo de base para outras localidades do estado. Na última sexta-feira (29), a Prefeitura de Miracatu recebeu o estudo técnico sobre a iluminação da cidade, elaborado pelo Centro Paulista de Inovação em Serviços de Iluminação Pública (CePIL), coordenado pela Unicamp, em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e financiamento da Desenvolve SP, agência de fomento vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). O CePIL, criado em 2024, tem apoio técnico e institucional da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil). 

A iniciativa contou também com os servidores da prefeitura de Miracatu e mapeou, entre janeiro e junho de 2025, a situação atual do sistema de iluminação da cidade e propôs um plano de ações estruturantes, priorizando eficiência energética, sustentabilidade, inovação tecnológica e melhoria da qualidade de vida da população. O diagnóstico resultou em um amplo plano metodológico de iluminação, incluindo estratégia de comunicação, análise de risco, banco de dados integrado para gestão da iluminação pública com indicadores de desempenho, além de assessoria jurídica e financeira para viabilizar a execução do projeto. De acordo com os pesquisadores do CePIL, a implementação do projeto permitirá alcançar até 100% de cobertura com luminárias LED, trazendo uma redução estimada de 44% no consumo de energia elétrica do município. 

“Temos aqui a primeira etapa desse projeto, que representa sustentabilidade, eficiência energética e segurança para as pessoas. Miracatu será referência para os demais municípios paulistas. Agora é seguir nesse planejamento e, com a conjunção de esforços, tirar o projeto do papel para implementá-lo”, afirmou a secretária da Semil, Natália Resende. 

A subsecretária de Energia e Mineração, Marisa Maia, explicou que a redução estimada de 44% no consumo de energia elétrica está alinhada aos planos estaduais. “Essa diminuição faz parte do nosso planejamento estratégico desde o início da gestão, por meio do plano estadual de energia, com foco na redução de emissões de gases de efeito estufa e na adaptação das cidades às mudanças climáticas”, pontuou a subsecretária. 

Com investimento inicial de R$348,5 mil da Desenvolve SP, Miracatu foi escolhida para participar do projeto piloto de iluminação pública eficiente, que promete servir de referência para o estado. Entre 22 municípios avaliados na região do Vale do Ribeira, Miracatu apresentou todas as características técnicas necessárias, incluindo o menor percentual de iluminação LED em área pública, permitindo testar tecnologias e metodologias para a implantação de sistemas eficientes de gestão de serviços de iluminação. A escolha contou com análise de pesquisadores da Unicamp e especialistas da Semil e da Desenvolve SP. 

Por meio da iniciativa “Municípios Sustentáveis”, a Desenvolve SP auxilia no acesso a crédito para municípios participantes de projetos de pesquisa do CePIL. Ricardo Brito, diretor-presidente da agência, destacou que Miracatu reúne todas as condições necessárias para o sucesso do projeto. “Desde o começo achamos o projeto muito promissor, o município precisava de iniciativas como essa. Participamos de muitas reuniões e visitas. Portanto, com a participação de outros agentes, contem com o nosso apoio no acesso a crédito à sua implementação”, afirmou Brito. 

O prefeito de Miracatu, Vinícius Brandão de Queiróz, agradeceu a escolha do município e ressaltou os desafios dos próximos passos sobre financiamento. “Para viabilizar a implementação deste projeto teremos que contar com apoio de todos os parceiros possíveis. Dessa maneira, vamos conseguir tirar do papel essas ações e transformar a cidade”, disse Brandão.