13/10/2025

São 42 vagas para estudantes e recém-formados, com alimentação, ajuda de custo e apoio durante o evento nos dias 4 e 5 de novembro, no Parque Villa-Lobos

O governo de São Paulo abriu nesta segunda-feira (13) as inscrições para o processo seletivo de voluntários que irão atuar no Summit Agenda SP+Verde, evento internacional pré COP30, que será realizado no Parque Villa-Lobos, na zona oeste da capital paulista.

A seleção, conduzida pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), oferece 42 vagas para o perfil de apoio operacional ambiental. Podem se inscrever estudantes e recém-formados (há até um ano) em Engenharia Ambiental, Biologia, Ciências Ambientais, Gestão Ambiental, Geografia ou áreas correlatas. As inscrições vão até 23 de outubro, exclusivamente pelo e-mail semil.cea@sp.gov.br. Os candidatos deverão enviar a ficha cadastral preenchida e anexar a documentação comprobatória.

Os voluntários selecionados irão atuar em atividades de recepção, credenciamento, orientação de público e apoio em palestras e ações de educação ambiental. A proposta é estimular o engajamento social em temas climáticos e ambientais, aproximando a população dos debates que antecedem a COP30.

Além disso, os voluntários terão direito a alimentação, ajuda de custo para transporte, seguro de vida, camiseta e identificação oficiais, além de espaços de apoio e bem-estar durante o evento. A participação garante também certificado de voluntariado, reconhecendo as horas dedicadas.

“É uma chance de mergulhar no tema ambiental e acompanhar de perto o trabalho de empresas e lideranças comprometidas com o avanço sustentável. Uma experiência para quem quer se aperfeiçoar e entender o que acontece nos bastidores de um grande evento”, afirma Jônatas Souza da Trindade, subsecretário de Meio Ambiente da Semil.

Para se inscrever, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência, título de eleitor com quitação eleitoral, certidão negativa de antecedentes criminais e comprovante de escolaridade. Candidatos do sexo masculino devem incluir certificado de reservista ou dispensa de incorporação. Também é recomendável ter nível intermediário de inglês e residir na Região Metropolitana de São Paulo.

A seleção será coordenada pela Diretoria de Educação Ambiental da Semil, garantindo que os voluntários recebam orientação, acompanhamento e suporte durante todo o evento. A participação no Summit oferece uma experiência prática em educação ambiental, networking e desenvolvimento profissional, fortalecendo competências e engajamento em sustentabilidade.

O edital completo e demais informações estão disponíveis online no Diário Oficial do Estado de São Paulo: https://doe.sp.gov.br/executivo/secretaria-de-meio-ambiente-infraestrutura-e-logistica/chamamento-publico-n-03-2025-dea-de-10-de-outubro-de-2025-20251010133018561399708.

Sobre o evento

O Summit Agenda SP+Verde é um evento pré-COP realizado pelo Governo de São Paulo, Prefeitura de São Paulo e USP. O encontro reunirá especialistas, lideranças e representantes da sociedade para debater o desenvolvimento sustentável e economia verde. Uma estrutura completa está sendo preparada no Parque Villa-Lobos, com cinco palcos, rodada de negócios, área de inovação, Casa da Circularidade, espaço gastronômico e atrações culturais.

As discussões serão organizadas em quatro eixos temáticos: Finanças Verdes, Resiliência e o Futuro das Cidades, Justiça Climática e Sociobiodiversidade, e Transição Energética e Descarbonização. Uma trilha de economia circular percorrerá todos os palcos e se estenderá à Casa da Economia Circular, oferecendo vivências, workshops e experiências sob curadoria do Movimento Circular. Na área de inovação, universidades, institutos e distritos tecnológicos debaterão o papel da pesquisa e da tecnologia na transformação climática de São Paulo. No palco principal, a economia verde será o centro do debate, com a presença de lideranças políticas e convidados especiais.

A expectativa é receber 5 mil pessoas por dia, incluindo comitivas internacionais, representantes de governos, academia, iniciativa privada, investidores e organizações do terceiro setor. O Summit Agenda SP+Verde integra uma ampla mobilização pelo desenvolvimento sustentável, com patrocínio da Cosan, Comgas, Edge, Rumo, Sabesp, Itaú, Amazon, Votorantim Cimentos, EcoUrbis, Solvi, Motiva, EDP, Veolia, Metrô e Stellantis, e apoio institucional da Fiesp, Prefeitura de Campinas, B3, SP Águas, Fundação Florestal, Cetesb, DER, Unica, Aesabesp, Abrainc, Secovi-SP, The Nature Conservancy, Cebds, Pacto Global, SOS Mata Atlântica, Movimento Circular, Instituto de Conservação Costeira, Movimento União BR, Circular Brain, Inovaclima Brasil, Zeros, Dia da Terra, Idéia Sustentável, Kearney, Instituto Baccarelli, Zero Summit, NEOOH e Parque Villa-Lobos.

Mais informações sobre programação, visitas guiadas e retirada antecipada de ingressos em: https://www.agendaspmaisverde.org.br e nas redes sociais do evento no Instagram, Facebook e LinkedIn.