
29/10/2025
Centro de Triagem terá estacionamento, banheiros, refeitório e área de descanso
A partir desta quarta-feira (29), a passagem pelo Centro de Triagem Serramar, pátio de apoio logístico vinculado ao Porto de São Sebastião, passa a ser obrigatória para todos os caminhões que chegam ao terminal. Localizado no bairro Pontal de Santa Marina, em Caraguatatuba (SP), o espaço exigirá agendamento prévio pelas transportadoras credenciadas.
Com 32 mil m², o Centro de Triagem terá estacionamento, banheiros, refeitório e área de descanso, além de monitoramento 24 horas. Inicialmente, poderá atender até 150 veículos simultâneos, com possibilidade de expansão para 500 caminhões.
O objetivo da medida é reduzir congestionamentos, diminuir o tempo de espera nas vias urbanas, aumentar a previsibilidade logística e contribuir para a redução de emissões de poluentes. Segundo Ernesto Sampaio, presidente da Companhia Docas de São Sebastião (CDSS): “A implantação do Centro de Triagem Serramar representa um avanço na logística do porto. Além de organizar a entrada dos caminhões, a medida garante mais segurança e conforto aos motoristas e contribui diretamente para a redução do impacto ambiental nas áreas urbanas próximas ao terminal.”
O credenciamento dos caminhoneiros foi autorizado por portaria publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, em setembro (link). A portaria também prevê que uma Comissão Especial poderá solicitar ajustes e adequações sempre que necessário. A CDSS fará fiscalização contínua para garantir que os serviços funcionem conforme as exigências do edital de credenciamento.
O Porto de São Sebastião, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), tem investido em modernização e sustentabilidade. Uma área do terminal passará por arrendamento em 2026, aumentando a capacidade de movimentação para 4,3 milhões de toneladas por ano. Nesse contexto, a implantação da AALP reforça o planejamento estratégico do porto, alinhado às metas ambientais.
Além de organizar o fluxo de veículos, a AALP oferece melhores condições de descanso e segurança para os motoristas, contribuindo para a melhoria da qualidade do trabalho no transporte rodoviário de cargas e para a redução do consumo de combustível e emissão de gases de efeito estufa.