
29/10/2025
Instalações sensoriais e interativas, oficinas e hubs temáticos permitem vivenciar na prática soluções para cidades mais verdes, justas e resilientes
Nos dias 4 e 5 de novembro, o Parque Villa-Lobos, em São Paulo, recebe o Summit Agenda SP+Verde, encontro internacional pré-COP30 realizado pelo Governo de São Paulo, em parceria com a Prefeitura e a USP. O evento reunirá lideranças públicas, empresariais, acadêmicas e da sociedade civil em torno de uma agenda integrada de desenvolvimento sustentável, inovação e economia verde, oferecendo ao público experiências imersivas que traduzem os principais eixos temáticos: finanças verdes, justiça climática, cidades resilientes, transição energética e economia circular.
Mais do que um evento, o Summit Agenda SP+Verde é uma vivência. Cada ativação propõe uma imersão que combina arte, tecnologia e ciência, estimulando o visitante a refletir sobre o papel individual e coletivo na construção de um futuro mais sustentável. Com sete palcos simultâneos, área de inovação, rodada de negócios e visitas guiadas a projetos de referência, a programação contará com mais de 100 painéis, oficinas práticas e ativações sensoriais. O público também poderá participar de experiências de economia circular — como o Hub da Circularidade, a coleta de resíduos eletroeletrônicos com conversão em mil mudas nativas da Mata Atlântica, e espaços de prática e redesign — além de uma programação artístico-cultural distribuída por todo o parque, conectando conhecimento, experiência e engajamento social.
“Cada ativação foi pensada para traduzir de forma concreta os eixos da agenda climática e urbana, promovendo reflexão e engajamento do público. Ao transformar o Parque Villa-Lobos em um ecossistema de experiências, o evento demonstra como políticas públicas e colaboração entre governo, sociedade e iniciativa privada podem gerar impactos reais na construção de cidades mais verdes, justas e conectadas”, afirma Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).
Confira as experiências a partir dos eixos temáticos
Eixo Amarelo – Finanças Verdes
Árvore Capital Vivo
A instalação apresenta uma estrutura imponente em formato de árvore, por onde “fluem” conexões de dados, investimentos e impactos ambientais positivos. Nas folhas-digitais, conteúdos em looping mostram projetos sustentáveis, parcerias e financiamentos que impulsionam a transição para um futuro mais limpo. É uma metáfora viva da circulação de recursos e ideias que alimentam as finanças verdes.
Reflexo da Transformação
Em um espaço revestido de espelhos, o visitante se vê literalmente refletido nas mudanças que deseja ver no mundo. Palavras de atitude cobrem paredes e chão, estimulando uma reflexão sobre o papel individual e coletivo na transformação ambiental.
Eixo Verde – Justiça Climática
Oca Vozes do Clima
Inspirada nas estruturas indígenas, a oca geodésica abriga uma experiência de escuta e empatia. Totens verticais e painéis de LED apresentam depoimentos de pessoas dos mais diferentes segmentos que na sua atuação contribuem para a questão climática, ressaltando a dimensão social do desafio ambiental. A instalação reforça a importância da inclusão e da justiça climática no debate sobre desenvolvimento sustentável.
Eixo Azul – Cidades Resilientes
Jardim da resiliência
Inspirado nos jardins de chuva espalhados em diversos espaços públicos, o ambiente convida o público a entender a resiliência das cidades diante dos obstáculos enfrentados no dia a dia. Um totem interativo procura mostrar à população as ações do Plano Estadual de Adaptação e Resiliência Climática do Estado de São Paulo.
Instalação “ODS e Sustentabilidade Global” – Pavilhão ODSs
Espaço dedicado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, onde cada meta é traduzida em experiências visuais e educativas. O visitante é convidado a reconhecer como esses objetivos estão interligados à vida nas cidades e às políticas públicas ambientais do Estado, reforçando a importância da cooperação global.
Eixo Vermelho – Transição Energética
Labirinto da Transição
Uma jornada sensorial conduz o público pelos desafios e escolhas que marcam a saída do modelo fóssil rumo a uma matriz energética limpa. Dentro da tenda-labirinto, o visitante percorre diferentes caminhos, enfrenta dilemas e descobre conteúdos sobre energia, mobilidade e inovação. Ao final, uma mensagem inspira ação: “O caminho da transição é coletivo — mas começa no passo de cada um.”
Furando a Bolha
Infláveis transparentes espalhados pelo espaço exibem falsas verdades sobre sustentabilidade, convidando o público a “furar a bolha” e acessar informações reais via QR Codes. Frases como “Só países ricos conseguem fazer a transição energética” ganham novas perspectivas, mostrando o Brasil como potência renovável em sol, água, vento e biomassa.
Sobre o evento
O Summit Agenda SP+Verde é um evento pré-COP realizado pelo Governo de São Paulo, Prefeitura de São Paulo e USP. As discussões são organizadas em quatro eixos temáticos: Finanças Verdes; Resiliência e o Futuro das Cidades; Justiça Climática e Sociobiodiversidade; e Transição Energética e Descarbonização. Uma trilha de economia circular percorrerá todos os palcos e se estenderá ao Hub da Circularidade, oferecendo vivências, workshops e experiências sob curadoria do Movimento Circular. Na área de inovação, universidades, institutos e distritos tecnológicos debaterão o papel da pesquisa e da tecnologia na transformação climática de São Paulo. No palco principal, a economia verde será o centro do debate, com a presença de lideranças políticas e convidados especiais. Rodada de negócios internacional vai reunir cerca de 70 empresas de oito países.
Além dos debates, o Summit Agenda SP + Verde oferece experiências práticas e culturais: são 20 workshops de gastronomia sustentável e circularidade, apresentações artísticas do coro da OSESP e Baccarelli, coral indígena, shows de Zizi Possi, Grupo Street Dance e Baile do Simonal. Visitas guiadas a cases de economia verde e turismo sustentável também estão disponíveis. A programação diversa e inclusiva promove conexão, integração e engajamento, consolidando São Paulo como referência internacional em economia verde e sustentabilidade.
O Summit Agenda SP+Verde é resultado de uma ampla mobilização pelo desenvolvimento sustentável, com patrocínio de Cosan, Comgas, Edge, Rumo, Sabesp, Itaú, Amazon, Votorantim Cimentos, EcoUrbis, Solvi, Loga, Motiva, EDP, Veolia, CPFL Energia, Metrô, Stellantis, Ecovias, Toyota, JHSF, Tetra Park, Aena Scania, Astrazenica, Weq e Bracell; e apoio institucional da Fiesp, Senai, Única, Aesabesp, Abrainc, Secovi-SP, Associação Comercial de São Paulo, Pateo 76, Abiogás, SP Águas, Cetesb, DER-SP, Fundação Florestal, Arsesp, SPtrans, Prefeitura de Campinas, B3, The Nature Conservancy, Cebds, Pacto Global, SOS Mata Atlântica, Movimento Circular, União BR, Circular Brain, CET-SP, Dia da Terra, Instituto de Conservação Costeira, Inovaclima, IPT, Zeros, Ideia Sustentável, Kearney, Instituto Baccarelli, Zero Summit, Parque Villa-Lobos, NEOOH, Global Renewables Alliance (GRA) e Research Centre for Greenhouse Gas Innovation (RCGI).
Serviço: Summit Agenda SP+Verde
Data: 4 e 5 de novembro de 2025
Horário: Das 9h às 21h
Onde: Parque Villa-Lobos (entrada principal), São Paulo — SP
Entrada gratuita
Programação completa, retirada de ingressos e inscrições para visitas guiadas em: www.agendaspmaisverde.org.br