
25/11/2025
Com a nova adesão do município, o programa conta até o momento com 157 prefeituras participantes
A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) formalizou hoje (25) a adesão do município de Serrana ao programa UniversalizaSP, iniciativa que tem como objetivo garantir segurança hídrica, saneamento e, principalmente, qualidade de vida para toda a população do Estado. A assinatura contou com a presença da secretária Natália Resende e do prefeito de Serrana, Leonardo Capitelli, em cerimônia realizada na sede da Pasta, na capital paulista.
Durante a reunião, foi destacado que um dos principais desafios de Serrana é o elevado índice de perdas de água, que hoje chega a 65% no município. O Marco Legal do Saneamento estabelece um limite máximo de 25%, o que evidencia a necessidade de novos investimentos e da modernização do sistema. O prefeito Leo Capitelli ressaltou a importância de alinhar o município às diretrizes federais e avançar na melhoria da infraestrutura. “A prioridade é a população. Vamos fazer o que for necessário para fortalecer a segurança hídrica e trazer cada vez mais melhorias para nossa cidade”, afirmou.
Já a secretária Natália Resende acrescentou que o UniversalizaSP tem como foco colocar as pessoas no centro das ações e assegurar a prestação de serviços com qualidade e excelência. “Os nossos contratos são mais robustos, buscam ser mais eficientes e, principalmente, perpassar governos. Porque podemos não estar mais aqui, mas os serviços para a população permanecerão”, comentou.
Próximos passos
O próximo passo será a realização de um diagnóstico mais aprofundado da situação do município, identificando oportunidades de melhoria e a necessidade de novos equipamentos para enfrentar os desafios existentes. Entre os pontos críticos está a drenagem urbana, cuja intervenção está estimada em aproximadamente R$ 2 milhões.
Historicamente, Serrana conta com poucos sistemas de microdrenagem. Estudos já realizados apontaram a necessidade de intervenções nas margens de córregos e na bacia hidrográfica que circunda a cidade. A principal obra necessária está localizada na via central do município, que recebe a circulação diária de cerca de 12 mil pessoas. Em períodos de chuva intensa, essa área enfrenta alagamentos que comprometem o acesso a importantes equipamentos públicos, como o terminal rodoviário.
Sobre o UniversalizaSP
Instituído pelo Governo do Estado com a meta de assegurar segurança hídrica, reduzir perdas e universalizar o acesso à água limpa, coleta e tratamento de esgoto nos municípios paulistas, o programa UniversalizaSP é estruturado em um modelo de Parceria Público-Privada (PPP). A integração entre Estado, municípios, iniciativa privada e agência reguladora garante apoio técnico e mobilização de investimentos para auxiliar as prefeituras na execução de projetos que ampliam o atendimento em áreas urbanas, rurais e assentamentos informais. O programa também adota o modelo de prestação regionalizada, que reúne municípios em blocos. Essa abordagem, prevista como diretriz fundamental do Novo Marco Legal do Saneamento (Lei Federal 14.026/2020), permite ganhos de escala, tarifas mais justas e maior sustentabilidade econômica dos serviços.