24/01/2026

Em apenas cinco cidades, a iniciativa já resultou na coleta de 1,6 tonelada de lixo em mutirões de limpeza realizadas nas praias

Ubatuba recebeu, no último sábado (24), a 6ª etapa do Verão no Clima 2025/26, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Diretoria de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil). Com programação gratuita ao longo de todo o dia, o evento foi realizado na Praia do Perequê-Açu, em frente ao Terminal Turístico, reunindo moradores, turistas, voluntários e parceiros em ações voltadas à educação ambiental, à cultura, ao esporte e ao lazer.

A ação integrou a temporada 2025/2026 do Verão no Clima e teve como principal objetivo estimular hábitos saudáveis, sensibilizar a população sobre a preservação ambiental e a limpeza das praias, além de fortalecer o engajamento comunitário durante a alta temporada no litoral paulista.

A programação teve início às 8h30, com um mutirão de limpeza na faixa de areia, mobilizando voluntários, moradores e visitantes em uma ação coletiva de cuidado com o meio ambiente. Ao longo do dia, o público participou de diversas atividades culturais, esportivas e educativas, como apresentações musicais, aulas de dança, capoeira, zumba e manifestações culturais tradicionais.

Entre as atrações, destacaram-se as apresentações do Coral Indígena, DJ Luzia e Samba de Roda, além de atividades de palhaçaria com o artista Pimbim, que garantiram diversão para as crianças aliada à conscientização ambiental.

Entre os participantes do mutirão de limpeza, estavam Carin Viebrantz, 50 anos, secretária, e Jaqueline Reis, 54, profissional da área de tecnologia, que destacaram a importância da iniciativa para a conscientização ambiental. “Acho esse tipo de evento esplêndido. Nossa cidade de praia sofre muito com o acúmulo de sujeira, e ações como essa ajudam a conscientizar moradores e turistas. Além disso, mobilizam bastante gente em torno de uma causa essencial”, afirmou Jaqueline.

O mutirão também contou com a participação de Pedro Thomas Carneiro, 37, monitor ambiental, e Carlos Roberto Paiva, 60, gestor do Parque Estadual da Serra do Mar, que acompanharam de perto a ação e o recolhimento dos resíduos. “Encontramos de tudo: telhas, garrafas com urina, copos plásticos e muitas bitucas de cigarro. Quando as pessoas veem esse trabalho sendo feito, passam a refletir sobre seus próprios hábitos. Essa conscientização é a nossa maior esperança”, destacou Carlos.

A etapa contou ainda com a participação de organizações da sociedade civil que atuam na educação ambiental e na conservação costeira e marinha, como Ubalimp, Poiato Recicla, Instituto Argonauta, Tamoios de Ubatuba, Projeto Tamar Ubatuba e Coco & Cia, com ações educativas e interativas ao longo da programação.

A diretora de Educação Ambiental da Semil, Lara Carolina Chacon, ressaltou a importância da mobilização conjunta para o sucesso da ação: “Agradecemos imensamente à Prefeitura de Ubatuba, às organizações da sociedade civil e a todos os parceiros e voluntários que tornaram este evento possível. A educação ambiental é o eixo central do Verão no Clima, pois é por meio dela que conseguimos levar uma mensagem permanente de cuidado e conscientização. Queremos garantir que essa paisagem monumental que temos aqui hoje seja preservada para as próximas gerações”, afirmou.

Resultados dos mutirões

Nas cidades de Itanhaém, Peruíbe, Bertioga, Ilha Comprida e Praia Grande — que já receberam etapas do projeto nesta temporada — os mutirões de limpeza resultaram na coleta de 1,6 tonelada de resíduos na faixa de areia, evidenciando o impacto positivo da iniciativa na preservação do litoral paulista.

“A realização do Verão no Clima reforça a importância de promovermos ações de educação ambiental de forma integrada, participativa e acessível. É uma oportunidade de envolver moradores e turistas na preservação do nosso litoral, fortalecendo o senso de pertencimento e responsabilidade coletiva com o meio ambiente”, afirmou Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo.

Após Ubatuba, o projeto seguirá para outras cidades do litoral paulista, incluindo Santos, Guarujá, Caraguatatuba, Mongaguá, São Vicente, Ilhabela, Iguape, Cubatão, São Sebastião e Cananéia, levando educação ambiental, cultura e esporte a todo o litoral.

O Verão no Clima é patrocinado pela Sabesp, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e conta com o apoio da Cetesb, Fundação Florestal, Polícia Ambiental do Estado de São Paulo, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SP) e Circular Brain. A realização é do Governo de São Paulo, por meio da Diretoria de Educação Ambiental da Semil.