
11/02/2026
Participantes compartilharam experiências durante a 9ª etapa do projeto, na Praia do Tombo
A manhã desta quarta-feira (11) começou diferente para a operadora de turismo Patrícia Abe, 38, moradora do Guarujá. Ao lado do filho Yago, de 4 anos, ela participou do mutirão de limpeza promovido pelo Verão no Clima, na Praia do Tombo, e ajudou a recolher resíduos da areia. “Eu sempre saio de casa com uma sacolinha para juntar lixo quando encontro na rua ou na praia. Quero que meu filho cresça entendendo que cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos nós”, contou. Para ela, a iniciativa foi essencial para ampliar essa conscientização. “É muito importante ter uma ação assim na cidade, porque ajuda a disseminar a educação ambiental e envolve as crianças desde cedo.”
Quem também aproveitou a programação do Verão no Clima foi Kely Ferro, 29, que levou os filhos Joaquim, de 2 anos, e Romeu, de 8 meses, para participar das atividades recreativas e educativas realizadas ao longo do dia. Joaquim se divertiu no tabuleiro gigante e com as peças confeccionadas com tampas de garrafa recicladas. “Eu gostei muito da iniciativa. É uma forma leve e divertida de ensinar sobre reaproveitamento e cuidado com a natureza”, afirmou.
As experiências vividas por Patrícia, Kely e as crianças marcaram a 9ª etapa do Verão no Clima 2025/26, realizada no Guarujá. A iniciativa é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Diretoria de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), e levou à Praia do Tombo uma programação gratuita voltada à educação ambiental, cultura, esporte e lazer durante a alta temporada no litoral paulista.
Com foco na educação ambiental, o Verão no Clima incentivou hábitos responsáveis e sensibilizou moradores e turistas para a preservação e a limpeza das praias, reunindo parceiros institucionais, organizações da sociedade civil e voluntários em ações de conscientização e engajamento comunitário.
Um dos destaques do dia foi o mutirão de limpeza realizado às 9h30, que mobilizou participantes em uma ação coletiva de cuidado com o meio ambiente. Ao longo das etapas já realizadas do projeto, mais de 2 toneladas de resíduos foram coletadas nas cidades que receberam o Verão no Clima, resultado do envolvimento direto da população e das equipes técnicas.
Das 9h às 17h, o público participou de atividades de educação ambiental, como oficina de sacola plástica, Corridinha do Reaproveitamento, tenda com jogos educativos, tabuleiro gigante e ações conduzidas por ongs parceiras. As tendas da Circular Brain, Governo de São Paulo, Fundação Florestal (FF), Cetesb e Sabesp ofereceram orientações sobre sustentabilidade e preservação dos recursos naturais.
A programação contou ainda com atividades culturais e de bem-estar, incluindo aulas de zumba, fit dance e passinhos, apresentações de Jackson Xavier e Matheus Souza, show da Banda Macaco Prego e bate-papo com organizações parceiras.
Para a diretora de Educação Ambiental da Semil, Lara Carolina Chacon, a proposta do Verão no Clima é aproximar a pauta ambiental da vivência das pessoas. “Quando a educação ambiental acontece de forma acessível e participativa, ela gera identificação e engajamento. O Verão no Clima mostra que é possível aprender, se divertir e refletir sobre sustentabilidade no mesmo espaço”, afirmou.
O evento contou com a participação de organizações e instituições como Abiove, Cooperbem, Semam, Criart, SOS Rio do Peixe e Associação do Surf do Guarujá.
O Verão no Clima é patrocinado pela Sabesp, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e conta com o apoio da Cetesb, Fundação Florestal, IPA, Polícia Ambiental do Estado de São Paulo, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-SP) e Circular Brain. A realização é do Governo de São Paulo, por meio da Diretoria de Educação Ambiental da Semil.