
14/02/2026
Iniciativa reuniu moradores, turistas e parceiros em mutirão de limpeza e programação cultural voltada à sustentabilidade
Mutirão de limpeza, dança, música e conscientização ambiental marcaram a passagem do “Verão no Clima” por Mongaguá. Neste sábado (14), a cidade recebeu a 10ª etapa do programa do Governo do Estado, transformando a orla do Balneário Itaguaí em um ponto de encontro para a comunidade e visitantes em prol da sustentabilidade.
A iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Diretoria de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), que promove ações gratuitas de educação ambiental, cultura, esporte e lazer no litoral paulista durante a alta temporada.
Realizado na Avenida Governador Mário Covas Júnior, no Balneário Itaguaí, ao lado da Plataforma de Pesca, o evento reuniu moradores, turistas e instituições parceiras em uma programação voltada à conscientização ambiental e ao fortalecimento do engajamento comunitário. A programação teve início com um mutirão de limpeza, mobilizando voluntários em uma ação coletiva de cuidado com o meio ambiente e reforçando a importância da preservação das praias.
Além do mutirão, o público participou de atividades de bem-estar e apresentações culturais, como alongamento e balé com Vitória Pestana; dança com Two Alves Fit Dança; apresentação da bateria da escola Feliz Idade; dança do ventre com Cíntia Sacaldassy; jazz com Camila Simões; show da Banda Celeste Campanari, com repertório de pop rock e MPB; e apresentação de forró com a Banda Mangará. Organizações como Coopermar, Formiguinhas da Praia, Grupo Escoteiros do Mar, Sereia Blue e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia também contribuíram com ações educativas e interativas.
Durante o evento, a diretora de Educação Ambiental da Semil, Lara, destacou o papel da iniciativa na promoção de hábitos sustentáveis e na conscientização da população. “O Verão no Clima é uma oportunidade de aproximar as pessoas das questões ambientais de forma prática e participativa. Ao envolver moradores e turistas em ações como o mutirão de limpeza e as atividades educativas, fortalecemos o senso de responsabilidade coletiva e incentivamos atitudes que contribuem para a preservação do nosso litoral”, afirmou.
Ao longo das dez etapas já realizadas, o projeto ultrapassou a marca de 2 toneladas de resíduos coletados nas praias participantes, resultado do engajamento de voluntários, organizações e equipes técnicas envolvidas na iniciativa.
Saiba mais – O Verão no Clima é patrocinado pela Sabesp, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e conta com o apoio da Cetesb, Fundação Florestal, Polícia Ambiental do Estado de São Paulo, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP) e Circular Brain. A realização é do Governo de São Paulo, por meio da Diretoria de Educação Ambiental da Semil.