24/06/2026

Seminário reuniu governo paulista, órgãos técnicos e especialistas para debater prevenção e resposta a emergências; iniciativa inclui o curso “Primeiro no Local” para capacitação de equipes

A prevenção e a resposta a acidentes envolvendo o transporte de produtos perigosos foi tema do 1º Seminário de Prevenção e Resposta a Sinistros no Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos, realizado pelo Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), em parceria com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

O encontro reuniu representantes de órgãos públicos, forças de segurança, concessionárias, agências reguladoras e entidades do setor produtivo para discutir estratégias voltadas à redução de riscos, ao fortalecimento da fiscalização e à ampliação da capacidade de resposta diante de emergências químicas e ambientais.

Durante a abertura do evento, André Luiz Couto Cardoso, diretor de Gestão de Transportes da Subsecretaria de Logística e Transportes da Semil, destacou a importância da integração entre as instituições para enfrentar os desafios relacionados ao transporte de cargas perigosas. “A Comissão de Estudos e Prevenção de Acidentes completa 27 anos de atuação e tem feito a diferença ao reunir especialistas e instituições em torno de um objetivo comum: prevenir acidentes, salvar vidas e proteger o meio ambiente”, afirmou.

Segundo dados apresentados durante o seminário, o Estado de São Paulo registrou nos cinco primeiros meses de 2026, 174 sinistros. Apesar de representarem uma pequena parcela dos acidentes gerais registrados nas rodovias paulistas, os episódios exigem atenção devido ao potencial de impacto ambiental e social. “Quando falamos desse tipo de ocorrência, precisamos olhar para além dos números. O grau de periculosidade e os danos que podem ser gerados exigem um trabalho permanente de prevenção”, ressaltou Cardoso.

André Vinicius Garcia, representando a Semil, abordou as principais atividades desenvolvidas pela Comissão e destacou a importância da atuação integrada entre diferentes instituições para reduzir riscos e aprimorar a capacidade de resposta em emergências envolvendo produtos perigosos. “Transformamos conhecimento em prevenção por meio de quatro eixos integrados: análise de acidentes e gestão de riscos, educação e capacitação profissional, dados estatísticos e mapeamento de trechos críticos com fiscalização”, pontuou.

Maria Helena Martins, diretora de Qualidade Ambiental da CETESB, destacou que o transporte rodoviário é fundamental para o abastecimento da população e para a atividade econômica do Estado, mas exige atuação coordenada dos diversos órgãos envolvidos. “Esse é um assunto que demanda articulação permanente. A comissão tem um papel fundamental porque integra órgãos públicos, agências reguladoras, concessionárias e entidades do setor para discutir soluções, prevenção, fiscalização e atendimento a emergências”, afirmou. Maria Helena também ressaltou que a prevenção é o caminho mais eficaz para reduzir riscos e proteger a população. “Quando trabalhamos com prevenção, protegemos o meio ambiente, a saúde pública e contribuímos para tornar o Estado de São Paulo mais sustentável”, disse.

Curso “Primeiro no Local”

Entre as iniciativas apresentadas durante o seminário está o curso “Primeiro no Local”, desenvolvido para capacitar profissionais que atuam nas etapas iniciais de atendimento a acidentes com produtos perigosos. A proposta é ampliar o conhecimento técnico e fortalecer a capacidade de resposta dos municípios diante de ocorrências que podem afetar diretamente a população e os recursos naturais.

Segundo Mauro de Souza Teixeira, da Cetesb, o curso já alcançou praticamente todos os municípios do Estado de São Paulo. “Apenas parte da região de São José do Rio Preto ficou inicialmente fora porque já possuía iniciativa semelhante conduzida pelo Corpo de Bombeiros. Há intenção de ampliar novamente as ações naquela região”, informou. O curso gerou também um vídeo educativo “Primeiro no Local”, disponibilizado gratuitamente, sendo utilizado como ferramenta de treinamento e conscientização.

Atuação coordenada

O coronel Guilherme Moura dos Santos, comandante do Policiamento Rodoviário do Estado de São Paulo destacou que o enfrentamento de ocorrências envolvendo produtos perigosos depende da atuação coordenada entre diferentes instituições. “Quando nos deparamos com uma ocorrência dessa natureza, ninguém age isoladamente. Todos os órgãos públicos, forças de segurança, concessionárias, agências reguladoras e entidades precisam atuar de forma integrada. A tecnologia e a integração são fundamentais para aprimorar esse atendimento”, afirmou.

Além disso, as ferramentas de monitoramento e análise de dados utilizadas para identificar padrões de acidentes e orientar ações de fiscalização, infraestrutura e capacitação em regiões consideradas mais sensíveis permite direcionar investimentos e desenvolver medidas preventivas mais eficientes, reduzindo riscos tanto para os usuários das rodovias quanto para o meio ambiente.

O seminário também abordou temas relacionados à inovação tecnológica, modernização dos processos de fiscalização, gestão de riscos e atualização de normas técnicas para atendimento a emergências.