26/06/2026

Maior pacote de investimentos na região prevê obras de abastecimento e esgotamento sanitário em 20 municípios entre 2026 e 2029

Durante a Caravana 3D realizada nesta quinta-feira (25), o Governo de São Paulo anunciou um pacote de aproximadamente R$ 13 bilhões em investimentos para ampliar os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Os recursos serão destinados a obras em 20 municípios das sub-regiões Oeste, Norte e Sudoeste da Grande São Paulo entre 2026 e 2029, com foco na aceleração da universalização do saneamento e na melhoria da qualidade dos corpos hídricos da região. A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, participou do anúncio e acompanhou a apresentação das ações.

O principal investimento será realizado em Barueri, que receberá R$ 6 bilhões para a ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Barueri, a maior da América do Sul. As intervenções integram o programa IntegraTietê, considerado o maior conjunto de obras voltadas à recuperação do Rio Tietê, e vão ampliar significativamente a capacidade de tratamento de esgoto da região metropolitana.

As obras vão beneficiar diretamente a população de Barueri com a expansão dos serviços de saneamento, contribuindo para a melhoria da saúde pública, da qualidade de vida e da preservação ambiental. Os empreendimentos também auxiliam na recuperação de importantes corpos d’água da região, como os córregos Fazenda, Itaquiti, dos Mateus e o Rio São João de Barueri, além do próprio Rio Tietê.

ETE Barueri

Um dos destaques do projeto é justamente a modernização da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Barueri, a maior da América Latina e uma das maiores do mundo. A unidade atende atualmente cerca de 10 milhões de pessoas dos municípios de São Paulo, Barueri, Osasco, Carapicuíba, Cotia, Jandira, Itapevi, Santana de Parnaíba, Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra e parte de outras cidades da região metropolitana.

A ETE já opera com tecnologias avançadas, como o sistema GritWolf, equipamento responsável pela remoção de areia fina, gordura e escuma com elevada eficiência, garantindo maior desempenho ao tratamento dos efluentes.

Com a ampliação prevista, a capacidade de tratamento da estação passará de 16 m³/s para 22,5 m³/s, um aumento de aproximadamente 40%.

O projeto contempla a modernização completa das estruturas de tratamento líquido e sólido, tornando a unidade uma referência internacional em economia circular e sustentabilidade.

Entre os avanços previstos estão a redução de até 70% no volume de lodo gerado e a ampliação da geração de energia a partir do biogás produzido no próprio processo de tratamento, aumentando a eficiência energética e reduzindo custos operacionais.

“Estamos falando de investimentos que transformam a vida das pessoas. A ampliação da coleta e do tratamento de esgoto significa mais saúde, mais qualidade de vida e mais preservação dos nossos rios. Em Barueri, esse esforço ganha uma dimensão ainda maior com a modernização da ETE Barueri, uma das maiores estações de tratamento do mundo, que será fundamental para avançarmos na despoluição do Rio Tietê e na universalização do saneamento na Região Metropolitana de São Paulo”, destacou a secretária Natália Resende.

Além de fortalecer a despoluição do Rio Tietê, a modernização da ETE Barueri garantirá maior segurança operacional ao sistema, ampliará a capacidade de atendimento da Região Metropolitana e contribuirá diretamente para o cumprimento das metas de universalização do saneamento estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento.

Entre os outros municípios paulistas contemplados no anúncio, estão: Caieiras (R$ 163,9 milhões); Cajamar (R$ 762 milhões); Francisco Morato (R$ 123,6 milhões); Franco da Rocha (R$ 351 milhões); Mairiporã (R$ 492,7 milhões); Carapicuíba (R$ 456 milhões); Itapevi (R$ 353,7 milhões); Jandira (R$ 241,3 milhões); Osasco (R$ 410,8 milhões); Pirapora do Bom Jesus (R$ 24,7 milhões); Santana de Parnaíba (R$ 468,8 milhões); Cotia (R$ 2,2 bilhões); Embu das Artes (R$ 299 milhões); Embu-Guaçu (R$ 98 milhões); Itapecerica da Serra (R$ 385 milhões); Juquitiba (R$ 51,5 milhões); São Lourenço da Serra (R$ 25,7 milhões); Taboão da Serra (R$ 115 milhões); e Vargem Grande Paulista (R$ 103,6 milhões).

Caravana 3D

A Caravana 3D é uma iniciativa do Governo de São Paulo que percorre as regiões paulistas levando políticas públicas com foco nos três pilares da gestão: desenvolvimento, dignidade e diálogo. A proposta é fortalecer a articulação com os municípios, promovendo entregas e investimentos que considerem as necessidades locais e contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população.

Antes da Região Metropolitana de São Paulo, a ação passou pela Baixada Santista, Região Central, Barretos, Registro, Bauru, região do ABC, Ribeirão Preto, Campinas, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto, Araçatuba, Marília, Sorocaba, Presidente Prudente e Itapeva.

A Caravana reforça o compromisso do governo paulista com uma atuação mais próxima e integrada, baseada na escuta do cidadão e no diálogo com lideranças locais. Em cada etapa, são realizadas visitas aos municípios e anúncios de ações concretas nas áreas de saúde, educação, habitação, infraestrutura e segurança.

 

Foto: João Valério/Governo do Estado SP