09/12/2021

O subsecretário estadual de Infraestrutura de São Paulo, Cassiano Ávila, participou, nesta quinta-feira (9 de dezembro), da 10ª edição do PPP Américas. O evento, organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) a cada dois anos, reuniu os principais agentes dos setores público e privado no desenvolvimento de infraestrutura e serviços na América Latina e nas Caraíbas sobre parcerias público-privadas.

Participante do painel “Títulos Temáticos como Fonte de Recursos para Financiar Impacto Positivo”, o secretário falou sobre as ações do Estado visando o desenvolvimento de diferentes regiões.

“Desde início da gestão, o Governo definiu uma série de projetos prioritários envolvendo todas as secretarias, sob diferentes eixos, como promoção social, inovação e competividade”, disse, mencionando ainda os programas Vale do Futuro, no Vale do Ribeira, e o Pontal 2030, no Pontal do Paranapanema. Ambos têm o objetivo de desenvolver duas das regiões mais carentes de São Paulo.

O subsecretário ainda observou que o Estado trabalha com foco em agendas de saneamento básico, energias renováveis e eficiência na gestão pública e que contam com o apoio de parceiros privados. “Também temos ações que envolvem construções de barragens para garantir abastecimento de água, a revitalização do Rio Pinheiros, trabalhos de desassoreamento do Rio Tietê, energia limpa e renovável, incluindo fotovoltaica, biomassa e outros visando o aproveitamento energético”, resumiu.

O fórum PPP AMÉRICAS tem o objetivo de fomentar um diálogo plural para ganhar compreensão mais profunda do ambiente e das forças que têm impacto no desempenho dos projetos de infraestrutura, além de discutir e apresentar os últimos desenvolvimentos na estruturação de projetos PPP, da adopção de tecnologias inovadoras e dos aspectos de sustentabilidade de tais projetos.

O evento foi transmitido on-line e ao vivo do Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, e contou com o apoio institucional da União Europeia e apoio oficial do Governo paulista.

9