04/04/2022

O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, foi representado pelo secretário-executivo da SIMA, Luiz Ricardo Santoro, no webinar “Resíduos Sólidos: Desafios e Oportunidades”, realizado hoje (6) pela Apecs (Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente), com apoio da Secretaria. O presidente da Apecs, Ricardo Mendes, comandou a abertura do seminário.

“É muito importante nós discutirmos a questão dos resíduos sólidos nesse nível técnico altíssimo. Somente um time de pessoas como esse, capacitado e experiente, vai conseguir apontar soluções para continuarmos seguindo no caminho certo”, disse Santoro.

O coordenador do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS/SIMA), José Valverde Filho, pontuou as ações do Governo do Estado e da SIMA em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, mostrando os esforços de São Paulo para encontrar e apoiar projetos inovadores e sustentáveis para uma gestão eficiente e com segurança ambiental para o tratamento dos resíduos.

“O governador Rodrigo Garcia colocou como senso de urgência a questão da gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos no estado de São Paulo”, informou Valverde.

O estado de São Paulo disponibilizou um plano de gestão atualizado para resíduos sólidos, deixando a sociedade e os profissionais da área, que atuam no setor empresarial, informados sobre as ações e diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos que se conecta com a lei do Novo Marco do Saneamento Básico. O objetivo é conectar interessados com os consórcios municipais dentro dos processos e conformidades nacional e estadual.

“Penso que é uma oportunidade muito gratificante, para nós do Governo, em ajudar a organizar esse evento que mostra a Política Nacional de Resíduos Sólidos sendo exibida na prática. Cada uma das apresentações mostra o que está sendo praticado na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos”, comentou Valverde.

Ao final da sua apresentação José Valverde reforçou o desafio do Governo para que a empresas criem projetos que visem a educação ambiental, reciclagem, coleta seletiva e logística reversa para os resíduos sólidos, sejam de acordo com as políticas e diretrizes estabelecidas, para receberem apoio do estado.

O seminário contou com a apresentação de cases com o intuito de disseminar conhecimento, mobilizar e informar os profissionais da área.

O seminário pode ser assistido na íntegra no YouTube da SINAENCO