16/11/2022

Nesta terça-feira (15) durante painel promovido pela Organização The Nature Conservancy, o subsecretário de Meio Ambiente, Eduardo Trani, falou sobre o andamento do programa Refloresta lançado durante a COP26 e que visa restaurar 1,5 milhão de hectares de mata nativa até 2050, o que corresponde a 10% da meta do Brasil, segundo a Fundação SOS Mata Atlântica.

Os trabalhos ocorrem em parceria com a Agricultura e já foram iniciados nas cidades de Ilha Solteira, Mendonça, Sertãozinho, Pederneiras, Socorro, Bragança Paulista, Jacareí, Salesópolis, Cruzeiro, Queluz, Joanópolis, Piracaia e Nazaré Paulista com investimentos superiores a R$ 23 milhões de reais. Também está em processo de restauração 142 hectares no Parque Estadual do Rio do Peixe (PERP).

O termo “soluções baseadas na natureza” (SBN) foi criado pela União Europeia e busca medidas de bioengenharia para reproduzir processos naturais. Estas ações auxiliam na recuperação da biodiversidade, além de mitigar os efeitos das mudanças climáticas e aumentar a resiliência.