26/10/2022

Nesta quarta-feira (26) aconteceu a 416ª reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), na capital paulista, conduzida pelo secretário executivo Anselmo Guimarães e presidida pelo subsecretário de Meio Ambiente, Eduardo Trani, com a participação do secretário executivo José Amaral Neto e d diretora presidente da Cetesb, Patrícia Iglécias. No início do encontro foram destacadas as últimas e bem-sucedidas ações realizadas no âmbito da OIDA (Operação Integrada em Defesa das Águas).

“Estamos com uma expectativa muito grande e uma audiência bastante importante para debatermos as estratégias climáticas do Estado de São Paulo. Vamos apresentar os projetos que serão levados para a COP 27, realizada no Egito”, disse Trani.

No primeiro tema da ordem do dia, a assessora técnica de Concessões da SIMA, Roberta Buendia, apresentou o projeto para as “Diretrizes para mitigação e compensação de impactos causados pela implantação e exploração do empreendimento Centro de Exposições”, localizado no Parque Estadual Fontes do Ipiranga. Também destacou todas as ações de melhorias que serão realizadas para a revitalização do local.

Trani apresentou as estratégias e iniciativas do Estado para o combate às mudanças climáticas, destacando o que o Governo de São Paulo levará para a COP 27, que será realizada no Egito em novembro. Foram apresentados pelos coordenadores de cada projeto, o Plano de Ação
Climática (PAC 2050), Programa Municípios Paulistas Resilientes, Acordo Ambiental São Paulo e o Plano de Ação Climática Net Zero 2050.

Gil Scatena, coordenador de Planejamento Ambiental, Oswaldo Lucon, assessor de Mudanças Climáticas, e Jussara Carvalho, chefe da Assessoria Internacional, detalharam as ações, metas e objetivos das principais iniciativas que são coordenadas pela SIMA. Patrícia Iglécias, diretora presidente da Cetesb, apresentou os detalhes do Acordo Ambiental São Paulo.

“Acredito que a apresentação no Consema dá uma dimensão muito grande do esforço e trabalho desenvolvido nesses últimos anos, numa conjuntura em que as políticas ambientais no Brasil estavam sob forte ameaça. São Paulo mais uma vez não rende ao derrotismo e ao pessimismo, e segue com sua missão e o compromisso que sempre teve com as políticas ambientais”, finalizou Neto.

Para assistir à reunião completa, acesse o canal da SIMA no YouTube.