Apresentação
O Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), elaborou o 1° Plano Estadual de Saneamento Básico de São Paulo (Pesb/SP) que será a ferramenta de gestão pública para o setor, contendo diretrizes, prioridades e estratégias que poderão viabilizar a universalização dos serviços de saneamento básico, bem como a melhoria da prestação dos serviços nos municípios paulistas.

O plano tem um horizonte de planejamento de 20 anos e prevê atender as metas propostas pelas legislações pertinentes, como por exemplo, quanto à universalização dos serviços e redução de perdas nos sistemas de saneamento.

Visão geral dos objetivos e metas
O documento tem como objetivo organizar o setor do saneamento, amparado pelas legislações nacional e estadual cabíveis, e integrar-se a outros documentos de planejamento de áreas correlatas ao Saneamento Básico, visando consolidar um processo de planejamento para as ações que serão desenvolvidas.

Sobre o processo de elaboração
Para a elaboração do Pesb/SP, a  Semil contratou a consultoria especializada Maubertec Tecnologia em Engenharia Ltda com recursos do Fehidro.

O conteúdo foi estruturado em 7 relatórios que foram submetidos a consulta pública, assegurando a ampla participação da sociedade e a transparência do processo.