
03/10/2023
O objetivo é fomentar políticas públicas para energia de baixo carbono com destaque para as fontes renováveis
Com uma economia pujante, São Paulo responde por mais de 30% do Produto Interno Bruto e ocupa posição de destaque no setor de energia no País. O Estado é um grande consumidor de energia elétrica. Também é o maior produtor de etanol e ocupa o primeiro lugar em termos de potência instalada de geração distribuída de energia solar fotovoltaica. Já o potencial de técnico de produção de biogás corresponde a mais do que o dobro do consumo paulista.
Diante dessa magnitude, com o propósito de fomentar políticas públicas para energia de baixo carbono, com destaque para as fontes renováveis, e alavancar investimentos no setor, foi reativado, nesta terça-feira (03), o Conselho Estadual de Política Energética (CEPE). “Nosso objetivo é que o colegiado seja, ainda mais, atuante, forte, com governança. Afinal, será o fórum para debatermos temas cruciais, como a descarbonização e transição energética”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, presidente do CEPE.
Além da Semil, o órgão conta com representantes das secretarias da Casa Civil, Agricultura e Abastecimento, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e Fazenda e Planejamento. Também fazem parte membros da Assembleia Legislativa do Estado e de federações, universidades e institutos de pesquisa estaduais, e com notório saber, experiência e representatividade no campo da energia. Os membros exercem um mandato de dois anos, que pode ser renovado por mais dois.
Durante o encontro, foi apresentado o Plano Estadual de Energia 2050 (PEE 2050), que está previsto para ser concluído em abril de 2024, e será apreciado pelo CEPE. “Desde a sua concepção, o Plano vem sendo um instrumento para a construção e planejamento de onde queremos chegar. Os caminhos que nós vamos perseguir para alcançar o carbono zero estão dentro de um contexto maior de mudanças climáticas e transição energética no Estado de São Paulo, guiados pelo Plano de Ação Climática 2050”, reforçou a subsecretária de Energia e Mineração, Marisa Barros, que destacou, também, que o documento passará por consulta pública, até o final deste ano.
O PEE 2050 foi dividido em duas fases, sendo a primeira com cinco eixos estruturantes (meio ambiente e social, tecnologia, infraestrutura, regulação e mercado) e 12 áreas de atuação: eficiência energética; disponibilidade hídrica e múltiplos usos; projetos híbridos; redes inteligentes; recursos energéticos; biomassa, biocombustíveis e resíduos; petróleo, gás natural e derivados; eólica offshore; hidrogênio; eletromobilidade; mudanças climáticas; e mecanismos de mercado. Tudo dentro de quatro vetores de transformação: descarbonização, descentralização, diversificação e digitalização.
A próxima reunião do CEPE foi marcada para o dia 16 de novembro. Entre os itens da pauta para o encontro, estão a deliberação sobre a aprovação e abertura da consulta pública do PEE 2050; a criação do Comitê Técnico de Biometano; e a criação do Comitê Técnico de Descarbonização.
Membros do CEPE
Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Presidência)
Secretária Natália Resende Andrade Ávila
Secretário Executivo Anderson Marcio de Oliveira
Secretaria da Casa Civil
Secretário-Chefe Arthur Lima
Secretário Executivo Edilson Costa
Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Secretário Antonio Julio Junqueira de Queiroz
Secretário Executivo Guilherme Piai Filizzola
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Secretário Jorge Lima
Secretária Executiva Juliana Cardoso
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Secretário Vahan Agopyan
Secretário Executivo Thiago Rodrigues Liporaci
Secretaria da Fazenda e Planejamento
Secretário Samuel Kinoshita
Secretário Executivo Rogerio Campos
Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Alesp
Deputado Rui Alves
Deputada Thainara Faria
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP
Andre Marques Rebelo
Gustavo Gonçalves Borges
Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo – FecomercioSP
Sanae Murayama Saito
Cristiane Lima Cortez
Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo – FAESP
Tirso de Salles Meirelles
Nelson Perez Júnior
Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN
Fabio Coral Fonseca
Elisabete Inácio Santiago
Membros de Notório Saber
Sr. Andre Lopes de Araujo
Prof. Dr. Erik Eduardo Rego
Prof. Dr. Luiz Carlos Pereira da Silva
Dra. Rosana Rodrigues dos Santos
Profa. Dra. Virginia Parente de Barros