30/10/2023

As ações da Semil vão desde medidas para melhorar a fluidez na operação das balsas, até conteúdo de educação ambiental para as escolas

Nesta segunda-feira (30), a cidade de São Sebastião, no Litoral Norte, recebeu mais ações do Governo de SP, por meio do Gabinete 3D. A iniciativa, que teve início na última sexta-feira (27), visa estreitar parcerias com prefeituras e promover mais desenvolvimento, diálogo e dignidade – os três principais pilares que norteiam a atual administração.   

A programação do dia iniciou com uma visita à travessia de balsas São Sebastião – Ilhabela. Com o objetivo de modernizar e garantir maior fluidez para as operações, o Governo de SP tem realizado uma série de ações – de curto, médio e longo prazo – que vão desde a modernização da frota, obras de dragagem, drenagem e reforma dos flutuantes e bolsões, além de novas regras para a circulação de caminhões.

“Estamos trabalhando para melhorar o sistema como um todo, que há anos vem operando de forma precária. Além das medidas que já implantamos, a nossa principal meta é a estruturação da Parceria Público-Privada (PPP) para a concessão dos serviços”, reforçou o secretário Executivo da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Anderson Oliveira, em visita à Travessia. O estudo deve ser contratado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), ainda neste semestre, e a previsão é que o leilão ocorra em 2025.

Para fomentar a educação ambiental e a sustentabilidade, a Semil compartilhou com os educadores de São Sebastião, materiais e conteúdos, disponíveis no Portal de Educação Ambiental, como o treinamento para uso da área “Ei, professores!”, a série dos cadernos de Educação Ambiental e as disciplinas eletivas de Meio Ambiente, uma parceria com a Secretaria de Educação (Seduc)

Já o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), apresentou ações voltadas para a região, dentre elas um ciclo de palestras, que foi realizado em parceria com a Defesa Civil. Os estudantes receberam informações sobre percepção de risco, o programa Escola +Segura em Redução de Risco e Desastres e o papel dos jovens junto ao Sistema de Proteção e Defesa Civil.

Natalia Resende