29/11/2023

Evento reuniu representantes da iniciativa privada e governo para discussão sobre as principais pautas levadas à Conferência Mundial do Clima, em Dubai

A importância da preservação do meio ambiente, principalmente na redução de emissões, a justiça climática, a segurança hídrica, a participação da sociedade na promoção da conscientização ambiental e a criação de uma cultura de sustentabilidade no estado de São Paulo foram alguns dos itens abordados pela secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, em sua participação no CNN Talks. Realizado nesta terça-feira (28), o evento foi promovido pela rede de televisão CNN Brasil com o objetivo de antecipar as discussões dos principais temas que serão pauta na próxima Conferência de Mudanças Climáticas (COP) da Organização das Nações Unidas (ONU), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

O primeiro painel trouxe como tema central “A Transição e os Novos Caminhos Para a Contenção dos Impactos Climáticos”. Na ocasião, os palestrantes debateram sobre como o setor privado está investindo em tecnologias inovadoras e sustentáveis, por meio de energias renováveis, eficiência energética e soluções de baixo carbono, e a importância das políticas públicas e incentivos para impulsionar a participação do setor no combate às mudanças climáticas.

Já no segundo painel, que contou com a participação da secretária, o debate aconteceu em torno do assunto “Brasil: O Protagonista da Agenda Verde no Mundo”. País que será anfitrião do encontro global em 2025, começa a se preparar para colocar em prática ações efetivas em prol do meio ambiente. Entre as principais discussões, os participantes puderam expor os projetos que serão levados ao encontro, bem como os principais pontos de atenção, como as demandas hídricas e os benefícios da transição energética.

“O meio ambiente é o principal ponto que integra todas as iniciativas, tanto dentro da nossa pasta quanto na Sabesp. Falar em saneamento básico é falar em sustentabilidade, em um cenário em que as mudanças climáticas impõem desafios adaptativos cada vez mais complexos. A permanente preocupação com a segurança hídrica é ponto fundamental”, pontuou Natália.

No âmbito regulatório, as exigências colocadas pelo Novo Marco do Saneamento Básico permitiram o avanço no cumprimento das metas contratuais e aceleração da universalização. A secretária destacou, ainda, que São Paulo está caminhando com o plano de ação no novo modelo de mercado da Sabesp. “O plano visa alcançar avanços na redução de perdas e fortalecer a resiliência hídrica no Estado. Temos compromissos assumidos mundialmente e vamos ampliar isso, ainda mais, em busca de novas parcerias que possam unir o público e o privado, a fim de trazer investimentos significativos para o cumprimento das metas e desafios”, concluiu.

O encontro foi realizado no Solar Fábio Prado – Museu da Casa Brasileira, espaço dedicado à cultura e design brasileiros, localizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, na cidade de São Paulo. Os painéis tiveram mediação do jornalista Márcio Gomes, âncora da CNN, e contaram, também, com a participação de convidados como, a Vice-Presidente de Sustentabilidade da Vale, Malu Paiva; o Governador do Pará, Helder Barbalho; o Governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro; a sócia líder da Systemiq no Brasil e co-fundadora da Aya Earth Partners, Patricia Ellen; o Diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim; o representante da Confederação Nacional de Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada, Vida e Capitalização (CNSEG), Dyogo Oliveira; o Presidente do Conselho de Administração da BYD no Brasil,  Alexandre Baldy; e a Vice-Presidente Executiva de Governança, Riscos e Conformidade e Diretora de Sustentabilidade da Eletrobras, Camila Gualda Sampaio.