
25/10/2024
Secretária Natália Resende se reuniu com membros do Comitê Gestor de Mudanças Climáticas para ajustes finais da redação do documento
Membros do Comitê Gestor de Mudanças Climáticas se reuniram ontem (24) com a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, para os ajustes e considerações finais na redação do Plano Estadual de Adaptação e Resiliência Climática (Pearc). O documento deve ser lançado no site da Semil para consulta pública em novembro.
O processo de elaboração do plano, os eixos trabalhados neste primeiro ciclo de implementação e o levantamento de ações e subações possíveis de serem iniciadas nos primeiros três anos compõem o documento. A pessoas poderão consultá-lo e enviarem sugestões por meio de um formulário.
“A sociedade poderá contribuir, apontando ajustes na lista de ações e subações do plano e propondo novas ideias”, destacou a secretária.
Estão previstos também para o ciclo de implementação alguns momentos de articulação e divulgação do Pearc em fóruns, como o Consema, e a mobilização de grupos e comunidades em territórios vulnerabilizados ou com maior exposição aos impactos das mudanças climáticas com o objetivo de levantamento das percepções, ações em desenvolvimento ou a serem desenvolvidas para adaptação e resiliência.
Pearc
Desde 2021, a partir da adesão do estado de São Paulo às campanhas da ONU, “Race to zero” e “Race to resillience” (Decreto Estadual 65.881/21), foi iniciado o processo de elaboração do Plano Estadual de Adaptação e Resiliência às Mudanças Climáticas, no âmbito da cooperação técnica com a Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ). Objetiva-se, com o plano, identificar os riscos climáticos atuais e futuros; definir as medidas de adaptação e projetos para a redução dos impactos e enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas no estado de São Paulo. O Pearc deverá ser lançado no início de 2025.