09/12/2024

Melhorias incluem estações de embarque e desembarque, embarcações, sistemas e gestão de filas

Até o final deste ano, o Governo de São Paulo atingirá a marca de R$ 200 milhões investidos em melhorias no sistema Travessias, que abrange 11 linhas operadas pelo Departamento Hidroviário. O investimento inclui reformas nas estruturas de embarque e desembarque, projetos de modernização dos sistemas e melhorias na gestão de filas, concluindo a modernização de 13 embarcações em 24 meses.

“Garantir embarcações seguras é a nossa prioridade, mas além disso estamos sempre buscando melhorar o conforto e a agilidade no serviço. Para isso fizemos investimentos históricos no sistema e estamos preparando um edital para atrair também recursos privados. Vamos promover uma verdadeira transformação no serviço, tão esperada pelos usuários”, destaca a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.

A modernização das travessias inclui melhorias nas estruturas de embarque e desembarque e na gestão de filas, com investimentos significativos. Em Guarujá, foram entregues a reforma da estação de Vicente de Carvalho, com investimento de R$ 6,8 milhões, e a construção do Flutuante DH-IV, que demandou R$ 8 milhões. Esta estrutura moderna conta com duas passarelas, 250 m² de superfície e capacidade para operações simultâneas de embarque e desembarque. Também no início de 2024, foram concluídas obras de construção do Flutuante DH III em Ariri, com um investimento de R$ 4,2 milhões.

A estação da Praça da República segue em evolução nas obras, com investimento de R$ 8,2 milhões.

Na travessia São Sebastião/Ilhabela, a segunda em volume de demanda, as obras de reforma dos flutuantes das duas cidades foram concluídas com um investimento total de R$ 13,8 milhões. “Essas melhorias garantem uma estrutura mais segura e confortável, especialmente para o período de alta temporada”, afirma Natália.

Para organizar o fluxo de veículos, o governo investiu R$ 6,9 milhões no projeto Gestão de Apoio ao Trânsito, com agentes do Departamento Hidroviário auxiliando na organização das filas, sinalização e orientação aos usuários. Além disso, contratou uma empresa especializada para verificar o peso e as dimensões dos caminhões na travessia São Sebastião/Ilhabela, com investimento de R$ 4,5 milhões.

Com essas iniciativas, o Governo do Estado reforça o compromisso com a modernização e a eficiência do sistema de travessias, promovendo uma experiência mais segura e ágil para os usuários e preparando o setor para atrair investimentos privados no futuro.

PPP das Travessias

As Travessias estão incluídas no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), coordenado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos, que visa promover o desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e ambiental, além de incentivar o crescimento industrial no estado.

O Governo de São Paulo publicou, no dia 22 de novembro, no “Diário Oficial do Estado” (DOE), a abertura da consulta pública para colher sugestões e contribuições da população sobre o projeto de parceria público-privada (PPP) para operação, manutenção e realização de investimentos para exploração do sistema de travessias hídricas de competência do Estado.

Os documentos técnicos, estudos e as minutas de edital e contrato estarão disponíveis no site da SPI, por meio do data room, cujo acesso será concedido mediante pedido encaminhado ao e-mail: travessias.sp@sp.gov.br, contendo nome completo, e-mail, CPF, instituição, telefone e cidade do(a) requerente. As informações a respeito do projeto podem ser consultadas no site da SPI: https://www.parceriaseminvestimentos.sp.gov.br/projeto-qualificado/travessias-hidricas.

O prazo para envio de contribuições ficará aberto até o dia 23 de dezembro de 2024. Saiba mais aqui: https://semil.sp.gov.br/2024/11/governo-de-sp-abre-consulta-publica-do-projeto-para-concessao-dos-servicos-de-travessias-no-estado/

A concessão do Sistema de Travessias Hídricas do Estado faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP) e inclui a operação, manutenção e exploração de 14 linhas aquaviárias, sendo 8 litorâneas (operadas pelo Departamento Hidroviário nas regiões norte, centro e sul do litoral paulista), 3 do sistema de balsas da Empresa Metropolitana de Águas e Energia e 3 no Reservatório de Paraibuna. Juntas, essas linhas atendem mais de 50 mil usuários diariamente.

A proposta do Governo de SP prevê a renovação completa da frota, implantação de 20 novos terminais e ampliação/reforma dos existentes; redução dos tempos de fila (melhora na oferta do serviço); e a eletrificação das travessias. O investimento previsto é superior a R$ 1 bilhão e a demanda estimada para 2050 é de 22 milhões de passageiros. Em relação à tarifa, o valor será mantido.

Entregas realizadas:

Embarcações entregues em 2023

No ano passado, foram entregues cinco embarcações para o sistema de travessias litorâneas – investimento de R$ 34,3 milhões. Dessas cinco embarcações, as duas primeiras atendem a travessia Santos-Guarujá (FB-26 e FB-14), e as outras três (FB-25, FB-29 e FB-19) atendem a travessia de São Sebastião-Ilhabela:

FB-26: R$ 4,9 milhões, capacidade para 28 veículos e 96 pedestres.

FB-14: R$ 3,9 milhões, capacidade para 24 veículos e 91 pedestres.

FB-29: R$ 6,7 milhões, capacidade para 36 veículos e 140 pedestres.

FB-19: R$ 8,7 milhões, capacidade para 40 veículos e 150 pedestres.

FB-25: R$ 10,1 milhões, capacidade para 65 veículos e 359 pedestres.

Embarcações entregues em 2024

Em 2024, já foram entregues cinco embarcações reformadas e renovadas, com um investimento total de R$ 38,7 milhões:

FB-21: R$ 6,8 milhões, capacidade para 21 veículos e 158 pedestres.

FB-28: R$ 8,1 milhões, capacidade para 44 veículos e 162 pedestres.

FB-27: R$ 8,5 milhões, capacidade para 44 veículos e 216 pedestres.

Lancha Canéu: R$ 4,5 milhões, capacidade para 190 pedestres.

FB-11: R$ 10,8 milhões, capacidade para 36 veículos e 200 pedestres.

Embarcações a serem entregues ainda em 2024 – em finalização de reforma:

Para o segundo semestre de 2024, outras três embarcações estão em fase final de reforma, totalizando R$ 24 milhões em investimentos:

FB-30: R$ 8,3 milhões, capacidade para 56 veículos e 320 pedestres.

FB-05: R$ 6,6 milhões, capacidade para 20 veículos e 164 pedestres.

FB-10: R$ 9,1 milhões, capacidade para 32 veículos e 200 pedestres.

Embarcações em reformas em andamento a serem entregues em 2025:

Total de investimento de R$ 28,9 milhões

FB-15: R$ 4,6 milhões, capacidade para 20 veículos e 96 pedestres.

FB-18: R$ 8,9 milhões, capacidade para 32 veículos e 244 pedestres.

FB-16: R$ 4 milhões, capacidade para 10 veículos e 60 pedestres.

LS-05: R$ 6 milhões, capacidade para 20 veículos e 164 pedestres.

LS-02: R$ 5,4 milhões, capacidade para 370 pedestres.

Outros serviços:

Locação de quatro embarcações para o Reservatório de Paraibuna: R$ 6,6 milhões.

Investimento em motores e reversores: R$12 milhões