07/08/2025

Evento promovido pela Semil e pelo Movimento Circular durante a São Paulo Climate Week reforça a importância das parcerias e do diálogo multissetorial

A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo (Semil) sediou, nesta quinta-feira (7), o Fórum de Economia Circular, promovido pelo Movimento Circular, como parte da programação da São Paulo Climate Week — uma das maiores mobilizações climáticas já realizadas na capital paulista.   

O encontro reuniu representantes do ecossistema da circularidade para dialogar, compartilhar experiências e construir soluções conjuntas voltadas à transição circular no país. O evento criou espaços de escuta ativa entre setores público e privado, instituições acadêmicas, entidades e sociedade civil.  

A programação destacou temas como circularidade de produtos duráveis, impactos socioambientais positivos de embalagens, oportunidades a partir de resíduos têxteis e consumo consciente e colaborativo. Os debates ocorreram em painéis mediados por especialistas de diferentes áreas.  

Na abertura do evento, a secretária da Semil, Natália Resende, enfatizou a importância das parcerias para fortalecer políticas públicas voltadas à economia circular. “Temos colocado a economia circular cada vez mais nas nossas políticas públicas, e parcerias como essa com a São Paulo Climate Week e o Movimento Circular são fundamentais. Aqui temos a possibilidade de mostrar São Paulo como polo estratégico de desenvolvimento sustentável e articulação frente às mudanças climáticas”, afirmou.  

A São Paulo Climate Week, que acontece ao longo de três dias, promove debates sobre temas emergentes como inovação tecnológica, economia regenerativa e protagonismo feminino. Segundo Michel Porcino, coordenador do evento, a mobilização vai além de uma semana de atividades. “Buscamos a mobilização contínua que conecta diversos segmentos e pessoas, fortalecendo iniciativas já existentes e impulsionando novas soluções. Nesta edição, abordamos temas urgentes como transição energética, financiamento climático e economia regenerativa, como no caso do projeto Finaclima SP, idealizado pela Semil”, disse. O Finaclima SP é um instrumento de financiamento climático do Estado de São Paulo, criado para apoiar iniciativas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

O Movimento Circular, responsável pela idealização do Fórum, é um catalisador da economia circular na América Latina e atua também como parceiro do Summit Agenda SP+Verde — evento pré-COP que ocorrerá nos dias 4 e 5 de novembro, no Parque Villa-Lobos, para debater transformação climática e desenvolvimento sustentável com grandes líderes e representantes do setor. “Temos muito orgulho de estar aqui com grandes parceiros como a Semil. A circularidade funciona quando atuamos em rede. Este evento reforça o protagonismo da economia circular na agenda ambiental e sua capacidade de mobilização”, afirmou Vinicius Saraceni, diretor-geral do Movimento Circular.  

A São Paulo Climate Week se encerra nesta sexta-feira (8) com o painel “Transição Circular no Varejo”, promovido pela startup Zeros em parceria com o Movimento Circular e o AYA Earth Partners. O evento será realizado na região da Bela Vista e reunirá especialistas e líderes do varejo nacional para discutir temas como lixo zero, logística reversa e gestão de embalagens nos canais físicos e digitais.  

Para acompanhar o Fórum de Economia Circular, clique aqui (https://www.youtube.com/watch?v=4ehFtenHRYk