
15/08/2025
Secretaria acompanha execução de investimentos de R$ 28 milhões e melhorias na estação
A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), por meio do Conselho Deliberativo da Unidade Regional de Serviços de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário Sudeste (URAE-1), realizou nesta quinta-feira (14) uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Hortolândia, após episódios de mau cheiro relatados pela população.
A verificação contou com a participação de representantes da sociedade civil, da Prefeitura e da Sabesp. Durante a visita, a Semil acompanhou o andamento das obras e o cronograma de intervenções destinadas a reduzir odores e aprimorar a operação da unidade. Segundo a Sabesp, 70% das ações emergenciais já foram concluídas. A dragagem das lagoas de aeração deve ser finalizada até 30 de setembro e a substituição de equipamentos segue prevista para outubro.
A secretária executiva da URAE 1, Roberta Buendia, esteve presente e reforçou a importância do monitoramento próximo: “Sabemos do impacto que o mau cheiro causa na qualidade de vida da população. Nosso papel é garantir que as medidas anunciadas sejam executadas no prazo e com eficácia, assegurando uma solução definitiva para o problema”.
Entre as ações relatadas pela Sabesp estão instalação de sistema de controle de odores com produtos neutralizantes, fechamento completo da unidade de tratamento preliminar com captação e lavagem de gases, implantação de cortina vegetal, aquisição de 20 aeradores para acelerar a dragagem e instalação de bombas reservas. Um novo sistema de nebulização de odores, biodegradável e atóxico, também está em fase de implantação. O plano de melhorias inclui, ainda, a antecipação do retrofit do sistema de aeração e a dragagem das lagoas de decantação e polimento.
O investimento na ação emergencial é de R$ 28 milhões. Após a retirada do lodo, está prevista para outubro a substituição de equipamentos. Durante o encontro, também foi anunciado a antecipação, de 2029 para 2027, da entrega de uma nova ETE com tecnologia de ponta e capacidade para tratar 900 litros por segundo, mais que o dobro da atual.
Com as intervenções, a estação terá capacidade de processar um volume maior de esgoto e reduzir episódios de odor. A Sabesp também assumiu o compromisso de divulgar boletins quinzenais com o progresso das obras e manter o diálogo constante com a comunidade.
Sobre a URAE 1 – Sudeste
A URAE 1 reúne os 371 municípios operados pela Sabesp que aderiram ao modelo regionalizado de prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Estado de São Paulo. O arranjo institucional definiu claramente as atribuições de cada ente federativo, especialmente no que se refere à infraestrutura compartilhada e ao planejamento regional, preservando as particularidades e a autonomia municipal. Para sua atuação, a URAE 1 conta com um Conselho Deliberativo, responsável por considerar as especificidades locais, deliberar sobre assuntos de sua competência e reforçar a supervisão da prestação dos serviços, execução de investimentos e cumprimento de metas, conforme seu regimento interno.