10/10/2025

Evento internacional foi sediado na USP e reuniu representantes mundiais para discutir cooperação e estratégias frente às mudanças climáticas; Pasta marcou presença em painel sobre segurança hídrica

A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) marcou presença na 10ª edição do Horasis Global Summit, um dos mais importantes fóruns internacionais dedicados ao crescimento sustentável, realizado nesta quinta-feira (9) na Universidade de São Paulo (USP). O evento reuniu lideranças empresariais, políticas e especialistas de diversos países para debater soluções e estratégias diante dos desafios climáticos e econômicos globais.

Com o tema “Harnessing the Power of Cooperation” (“Aproveitando o Poder da Cooperação”), o encontro foi sediado pela primeira vez em São Paulo. Representando a Semil, Marcela Nectoux, diretora de Recursos Hídricos da Pasta, participou do painel “Water: The New Global Currency”. Durante o debate, ela destacou o fortalecimento das ações do Estado de São Paulo no enfrentamento aos desafios da segurança hídrica e apresentou iniciativas voltadas à infraestrutura resiliente e soluções baseadas na natureza, que ampliam a disponibilidade e a qualidade da água.

“O tema da conferência deste ano dialoga diretamente com a agenda da água: fomentar a cooperação. No painel, falamos sobre a transversalidade do tema e a importância do diálogo e do trabalho conjunto para garantir o acesso à água com justiça climática. Apresentei a perspectiva do Estado de São Paulo, que vem priorizando a segurança hídrica na estratégia climática e fomentando a gestão integrada de recursos hídricos”, afirmou Marcela.

Durante sua participação, a diretora também ressaltou a relevância da preservação das fontes de água, como nascentes, mananciais e Áreas de Preservação Permanente (APPs), além da ampliação dos programas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que incentivam práticas de conservação.

Cooperação global em foco

Criado em 2016, o Horasis Global Summit é um fórum internacional que promove o debate sobre crescimento sustentável e cooperação global. O evento já foi realizado em Liverpool (Reino Unido), Cascais (Portugal), Gaziantep (Turquia) e Vitória (Brasil), reunindo especialistas e formuladores de políticas públicas comprometidos com soluções conjuntas para os desafios econômicos, sociais e ambientais do século XXI.