24/06/2026

Famílias do Residencial Pollyana passam a contar agora com conexões diretas em suas casas; recursos impulsionam a universalização do saneamento até 2029

A espera de anos por água tratada chegando diretamente às torneiras ficou para trás para os moradores do Residencial Pollyana, em Itupeva. Com a conclusão das obras de interligação ao sistema público de abastecimento da Sabesp, cerca de 35 famílias passam a contar com fornecimento regular de água, mais segurança hídrica e tranquilidade no dia a dia.

A conquista é resultado de uma articulação conduzida pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio da Secretaria Executiva da Unidade Regional de Água e Esgoto (Urae 1), que atuou como ponte entre as demandas apresentadas pela comunidade, pela Prefeitura de Itupeva e pela Sabesp para viabilizar uma solução definitiva para o bairro.

Até então, os moradores dependiam de um sistema isolado abastecido por caminhões-pipa. Agora, com a integração da rede local ao sistema operado pela Sabesp, a água tratada chega diretamente às residências, eliminando uma das principais preocupações das famílias da região.

Mais do que uma obra de infraestrutura, a intervenção representa uma mudança concreta na qualidade de vida da população. A nova rede garante maior regularidade no abastecimento, reduz riscos de desabastecimento e oferece mais conforto para os moradores, que aguardavam há anos por essa melhoria.

A secretária da Semil, Natália Resende, destaca que o trabalho conjunto entre Estado, município e concessionária tem permitido acelerar soluções para demandas históricas da população.

“Quando conseguimos unir esforços entre o Governo do Estado, municípios e a Sabesp, os resultados chegam mais rápido para quem realmente importa: as pessoas. O acesso à água tratada representa saúde, dignidade e segurança para as famílias. Essa entrega em Itupeva mostra como os investimentos estão chegando aos bairros e transformando a vida da população”, afirma.

Com a desestatização da Sabesp, a meta de universalização do saneamento foi antecipada de 2033 para 2029. O novo contrato prevê investimentos de R$ 260 bilhões até 2060. Desse total, R$ 69 bilhões serão aplicados já até 2029, ampliando o acesso da população ao saneamento básico, além de contribuir para o cumprimento das metas do Novo Marco Legal do Saneamento, que prevê atendimento com água potável para 99% da população e coleta e tratamento de esgoto para 90% dos brasileiros.

Sobre a Unidade Regional de Água e Esgoto (Urae 1)

A Urae 1 é a instância de governança responsável por acompanhar o contrato de concessão da Sabesp, em conjunto com a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), responsável pela fiscalização. A atuação da Urae 1 reforça a importância da articulação regional para garantir a execução dos investimentos previstos, fortalecer o planejamento integrado e ampliar a qualidade e a cobertura dos serviços de saneamento básico.