24/06/2015

Principal iniciativa do governo de São Paulo para manter e recuperar matas ciliares, o ‘Programa Nascentes’ foi apresentado pela Secretaria do Meio Ambiente (SMA) na V Semana de Educação Ambiental Nascentes do Paraíba, realizada de 23 a 28 na Estância Climática de Cunha.

O evento, no auditório da escola municipal Benedito Aguiar Santana, comemorou o Dia da Nascente do Rio Paraibuna, em 23 de junho.

O ‘Programa Nascentes’ tem a meta de recuperar 4.464 hectares de matas ciliares e 784 quilômetros lineares de corpos- d’água, utilizando 6,3 milhões de mudas de espécies nativas nas bacias hidrográficas do Alto Tietê, Paraíba do Sul e Piracicaba-Capivari-Jundiaí.

A SMA pretende, assim, restaurar 20 mil hectares de matas ciliares e proteger seis mil quilômetros de cursos-d’água.

A Semana objetivou contribuir para organização da comunidade e enfrentamento da crise hídrica; apresentação do projeto ‘Nascente Pedagógica’, do ‘Movimento Nascentes do Paraíba’; e projetos de educação ambiental para preservação e recuperação de nascentes.

A agenda incluiu ainda oficina de projetos para restauração ecológica de áreas de preservação permanente (APP) e Cadastro Ambiental Rural (CAR), entre outros temas.