
21/07/2015
Terá início no final de julho, uma nova etapa de trabalho do Programa Município VerdeAzul. Serão desenvolvidas atividades à distância, de vídeo e teleconferência, em que um tema específico, com data e horário agendado, será discutido entre um palestrante e representantes de prefeituras municipais.
A primeira acontecerá no dia 29/07, das 13h às 17h, com a realização de uma videoconferência, nas salas da Rede do Saber, aos interessados em participar do Cadastramento Ambiental Rural – CAR. Esse cadastro eletrônico obrigatório a todas as propriedades e posses rurais, transformou-se na principal ferramenta prevista na nova lei florestal para a adequação ambiental de propriedades, o combate ao desmatamento ilegal e o monitoramento de áreas em restauração.
O público alvo do primeiro treinamento serão os interlocutores e três indicados pelos municípios participantes. Os interlocutores municipais foram informados, pela equipe técnica do Programa, dos locais disponíveis em sua região para teleconferência. A Rede do Saber, da Secretaria Estadual de Educação, é uma parceira do PMVA, que concede instalações, localizadas na rede estadual de ensino, para as teleconferências.
O Programa
Lançado em 2007, pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o propósito de mensurar e apoiar a eficiência da gestão ambiental nos municípios. Assim, o principal objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas, para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.
A participação dos municípios paulistas ocorre a partir da assinatura de um “Protocolo de Adesão”, pelo qual as prefeituras indicam seus interlocutores, para executar ações ambientais propostas, passando, assim, a ter acesso às ferramentas fornecidas pelo PMVA. Hoje, o Programa conta com a adesão de 618 municípios.
Matérias relacionadas:
Publicada a Resolução SMA que dispõe sobre o ciclo 2015 do PMVA