27/07/2015

27074

Parte do rico acervo de Candido Portinari poderá ser admirado pelos frequentadores do parque urbano, que leva o nome do pintor de Brodósqui, vizinho ao Parque Villa-Lobos.

Painéis cerâmicos com reproduções de obras do artista, impressas nas mesmas proporções dos originais, porém em dimensões ampliadas foram instaladas nas paredes externas das edificações que abrigam Sanitários e Lanchonetes do Parque administrado pela Coordenadoria de Parques Urbanos – CPU, da Secretaria do Meio Ambiente (SMA).

A iniciativa resulta de parceria entre governo de São Paulo e Comgás, que juntos implantaram o Parque inaugurado em dezembro de 2013 e agora, com apoio da Fundação Projeto Portinari e das empresas ViaRosa Porcelanato e Delta Porcelanato, desenvolveram os painéis. “A ideia foi concebida no sentido de ressaltar as artes plásticas, como pintura e escultura, em complemento ao Villa-Lobos, que se dedica à música”, disse o coordenador de Parques Urbanos da SMA, José Eduardo Ismael Lutti.

Segundo ele, existe perspectiva de criação de uma oficina de pintura, a cargo do Projeto Portinari, também responsável pela seleção das obras, para os usuários do parque, “principalmente crianças e adolescentes”.

A curadoria do projeto selecionou as obras: Papa-Vento (1956), Menino Soltando Pipas (1938), Denise com Gato (1960), Denise a Cavalo (1960), Palhacinhos na Gangorra (1957), Meninos com Carneiro (1955), Meninos Brincando (1955), Meninos Brincando (1958), Meninos com Carneiro (1954), Meninos Soltando Pipas (1959), Dança de Rodas (1955) e Meninos no Balanço (1955)

De acordo com o professor João Candido Portinari, único filho do pintor e que responde pelo espólio do pai, a escolha não foi tarefa fácil, “pois o artista criou mais de cinco mil obras, de pequenos desenhos a grandes murais, fixando para sempre a fisionomia da sua terra e do seu povo”.

270705

Parque Urbano Candido Portinari

Avenida Queiroz Filho, 1.365, ao lado do Parque Villa-Lobos em São Paulo
Horário de funcionamento: das 5h30min às 20h (horário de verão) e das 5h30min às 19h (fora do horário de verão), com fácil acesso pela estação Jaguaré-Villa-Lobos da CPTM.