18/09/2015

A seriema (foto:Carlos Nader/ZooSP)

A seriema (foto:Carlos Nader/ZooSP)

Seriema. A ave, típica do Cerrado brasileiro, pode chegar até 90 centímetros de comprimento (da ponta do bico até o fim da cauda) e pesar em média 1,4 kg, Símbolo do Parque Estadual do Juquery, tem no canto a sua principal característica. O canto da Seriema é o mais conhecido do Cerrado, podendo ser ouvido a mais de um quilômetro de distância. No campo, ouvir o canto da Seriema é chuva na certa.

A seriema (Cariama cristata) possui cauda longa, plumagem cinza-amarelada, com riscos finos escuros, um pouco mais claras na região do abdômen, bicos e pernas vermelhas. Os machos têm por característica um tom mais escuro de cinza, enquanto as fêmeas são um pouco mais amareladas. A crista é formada por um tufo de penas, com cerca de 10 cm, além de ser uma das poucas aves com pestanas. É conhecida também como seriema-de-pé-vermelho.

O cardápio da Seriema inclui todos os tipos de inseto (que ela mesma caça) e pequenos vertebrados, como lagartos, cobras, vermes e roedores.

Curiosidade

Apesar de ser uma ave, a Seriema não gosta de voar, prefere correr. Sua velocidade pode chegar facilmente a 50 km/h, só então alçando voo. Mesmo assim, apenas em situações extremas, como quando caçada.

Reprodução

A seriema pode ter postura de dois a quatro ovos. O ninho é construído em árvores de pequeno porte (entre um e 5 metros), feito com gravetos e revestido de barro, folhas e estrume de gado, a fim de garantir a temperatura adequada para incubação – revezada pelo macho e pela fêmea – e dura em média duas semanas.

Lar, doce lar

O Cerrado paulista se estende, em remanescentes fragmentados, por cerca de 1% de seu território original, em virtude do avanço das cidades e das áreas agropecuárias. Para protegê-lo, o Governo do Estado aprovou em 2009 a Lei do Cerrado, Lei Estadual nº 13.550, que visa proteger, conservar e recuperar o bioma, considerado um dos hotspots mais ricos e ameaçados do mundo.

Uma característica peculiar do Cerrado é o seu sistema subterrâneo que evoluiu para captar a água de que precisa no lençol freático, situado a alguns metros da superfície. Isso faz com que o sistema subterrâneo também tenha capacidade de armazenar grandes quantidades de água e nutrientes, garantindo a sobrevivência em períodos de seca e, ainda, portar gemas reprodutivas que possibilitam a pronta rebrota da vegetação.

 

Logo do PEJ

Logo do PEJ

O parque

O Parque Estadual do Juquery foi criado em junho de 1993 por meio do Decreto nº 36.859, em razão da necessidade de conservação de importantes remanescentes de vegetação nativa existentes na Fazenda Juquery, bem como a importante função de preservar as áreas de mananciais do Sistema Cantareira.

Essa unidade de conservação abriga o último remanescente de Cerrado preservado na Região Metropolitana de São Paulo. Tem como símbolos a Seriema, além do Ovo da Pata, ponto mais alto do Parque com 942 m de altitude. O PE Juquery possui áreas de mata atlântica e cerrado, onde abriga uma rica biodiversidade de plantas e animais.

Quer conhecer a Seriema? Visite o Zoo de São Paulo e também o Parque Estadual do Juquery

Serviço

Fundação Parque Zoológico de São Paulo

Avenida Miguel Estéfno, 4.241
Água Funda – São Paulo – SP – CEP 04301-905
Fone: (11) 5073-0811 / Fax: (11) 5058-0564
Ingressos variam de R$ 10,00 a R$ 35,00- De segunda-feira a domingo

Estacionamento para ônibus e veículos de passeio: em frente a Bilheteria Principal

Parque Estadual do Juquery

De terça-feira a domingo, das 8h às 17h.
Endereço: Rua Miguel Segundo Lerussi s/n°

Parque Industrial. Franco da Rocha – SP CEP 07859-390

Telefones para informação: (11) 4449.5545, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Matérias relacionadas