
22/09/2015

Assinatura do documento para criação de grupo que vai trabalhar as bases de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) (Foto: Pedro Calado)
Nesta segunda-feira (21/9), representantes do Governo do Estado de São Paulo e da Organização das Nações Unidas (ONU) assinaram documento para a criação de grupo que vai trabalhar as bases de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), elaborados a partir das diretrizes da Rio +20. Participaram do ato, no Palácio dos Bandeirantes, o secretário-chefe da Casa Civil, Edson Aparecido, os secretários do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Social, Patrícia Iglecias e Felipe Sigollo (adjunto), o embaixador da ONU no Brasil, Jorge Chediek, e a representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Maristela Baioni.
“São Paulo tem sido o pioneiro nas parcerias com a ONU, sobretudo nas questões ambientais”, afirmou Edson Aparecido. A secretária Patrícia Iglecias complementou dizendo que “O Governo do Estado de São Paulo lidera os governos subnacionais nas questões do desenvolvimento sustentável”.
Os ODS substituem os Objetivos do Milênio (ODM), que no Brasil ficaram conhecidos como 8 Jeitos de Mudar o Mundo, criados pela ONU em 2000. A definição dos ODS foi concluída em agosto deste ano e, neste mês, a Conferência das Nações Unidas da ONU discute a adoção da agenda.
Os ODS serão tema de três eventos fundamentais promovidos pela ONU que tratam de clima e sustentabilidade – a Conferência para o Desenvolvimento Sustentável (25 de setembro, em Nova York), o Week Climate 2015 (27 de setembro, em Nova York) e a COP 21 (30 de dezembro, em Paris).
Do enfrentamento da pobreza às mudanças climáticas
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável são promover um crescimento global que pense na economia, no meio ambiente e no social. São 17 objetivos e 169 metas. Ao menos 70 países devem, até 2030, trabalhar prioritariamente temas que vão do enfrentamento da pobreza às mudanças climáticas. O grande desafio para implementação dos ODS é articular e estabelecer indicadores para medir as mudanças sociais, econômicas e ambientais.
Patrícia Iglecias, Jorge Chediek, Edson Aparecido e Felipe Sigollo na assinatura do documento para implementação dos ODS (Foto: Pedro Calado)