
15/10/2015
A secretária do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Patrícia Iglecias, participou nesta quarta-feira (15/10), no auditório da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), do evento em comemoração ao Dia do Consumo Consciente, com o lançamento da cartilha “Movimento Limpeza Consciente” e da campanha de “Conscientização do Consumidor em relação aos Produtos de Limpeza e a Crise Hídrica”, organizados pela Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla).
A secretária parabenizou os trabalhos desenvolvidos pelo setor e ressaltou a importância da discussão acerca dos desafios da produção e do consumo sustentáveis – tema crescente e de grande amplitude no país e no nosso estado. Também destacou a estreita interdependência entre a preservação ambiental e a necessidade de adaptar nossos padrões de consumo, cada vez mais perceptível.
Segundo ela, o “Dia do Consumo Consciente”, celebrado no Brasil desde 2009, busca, exatamente, conscientizar a sociedade em relação às mudanças essenciais tanto no consumo quanto na produção, considerando os limites físicos e a escassez de recursos. Ela ainda enfatizou que são necessárias mudanças em todos os ramos de produção, e que as ações, no setor dos produtos de limpeza, são relevantes em duas frentes: produção mais eficiente e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos pós-consumo. Ambas as frentes geram ganhos evidentes para o meio ambiente – redução tanto do uso de água quanto das emissões de gases de efeito estufa (GEE).
O ramo de produtos de limpeza é constituído, primordialmente, por pequenas e médias empresas, que enfrentam desafios adicionais no dia a dia dos negócios e que necessitam de inovações tecnológicas, às vezes, de altíssimo custo, para alcançar a sustentabilidade ambiental. “Por isso, parabenizo o setor por sua participação proativa no Grupo de Trabalho de Fomento à Eficiência Hídrica dos Produtos da Linha Azul, criado a pedido do governador Geraldo Alckmin e conduzido pela Investe SP. A expectativa é que se alcance um entendimento para reduzir o consumo de água deste setor em até 40%, buscando a eficiência hídrica”, salientou a secretária.
A cartilha, com orientações ao consumidor sobre o uso correto de produtos de limpeza, economia de água e escolha por produtos mais sustentáveis, além de dicas para o descarte adequado de embalagens, segundo a secretária, pode ter expressivo impacto positivo. Isso porque muitas vezes os consumidores desconhecem essas informações, ou então precisam ser relembrados de sua importância. “Certamente, este projeto traz à tona a proatividade do setor num momento tão determinante para o país, tanto em termos econômicos quanto ambientais”.
Essa iniciativa está inserida na diretriz 2 – Redução da Pegada Ambiental, do plano de gestão ambiental do Sistema Ambiental Paulista.
Confira o vídeo produzido pela Abipla:
Matérias relacionadas
Exibição de séries de vídeos-educativos do Instituto Akatu – Coordenadoria de Educação Ambiental