
06/11/2015
A terceira edição do evento Diálogos de Educação Ambiental ocorreu no dia 4 de novembro, no Auditório Francisco Thomaz Van Acker, sede da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA). Promovida pela Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA), com a parceria da Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA), esta edição teve como tema a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
“A educação ambiental é um dos instrumentos mais importantes da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Nós só vamos conseguir modificar a conduta do sistema produtivo no dia em que o consumidor tiver consciência de que determinados produtos provocam impacto ambiental e que este impacto vai ser prejudicial ao próprio consumidor”, disse José Eduardo Ismael Lutti, coordenador de Parques Urbanos. Ele ainda destacou que, o consumidor, ao rejeitar produtos que não sejam ambientalmente adequados ou cuja empresa não tenha um processo ou um sistema social e ambientalmente adequado, colocará a empresa responsável pelo produto na berlinda e buscará se adequar à legislação e aos anseios da sociedade.
O encontro promoveu reflexões e debates sobre o tema, colhendo subsídios para o processo de formulação do Programa Estadual de Educação Ambiental para a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Tratou-se de uma reflexão e debate sobre os desafios e possibilidades da educação ambiental no âmbito da Política Nacional de Resíduos Sólidos e sua contribuição na efetivação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos.
Para Gilson Ferreira, coordenador de Educação Ambiental, “fazer a gestão integrada de resíduos não é apenas discutir reciclagem ou discutir redução. É muito mais do que isso. Importa num redesenho da própria vida na cidade, importa em repensar o modo de consumo, em fazer com que todos cidadãos, agentes econômicos, agentes sociais, atores políticos, reflitam sobre o modo de produção, sobre como eles se inserem nessa cadeia produtiva”. Concluiu afirmando que a educação ambiental tem um papel absolutamente fundamental porque é ela quem vai instrumentalizar todos esses atores para perceberem como podem se redesenhar, se reajustar e transformar suas condutas e o modo como se inserem no mundo.
Diálogos
O evento integra a série “Diálogos de Educação Ambiental”, que tem como objetivo estimular a troca de experiências e reflexões entre servidores públicos e convidados, fomentar a compreensão da educação ambiental como ferramenta indispensável para aprimorar a gestão pública e construir políticas públicas ambientais no Estado de São Paulo.
O primeiro encontro ocorreu em junho de 2015 e abordou o tema “Educação Ambiental em Espaços Públicos”. Já o segundo, em outubro, abordou o tema “Educação Ambiental e a Gestão Pública”.