
02/02/2016

Parque Estadual Aguapeí
Comemora-se, nesta terça-feira (2/2), o Dia Mundial das Áreas Úmidas (World Wetlands Day). Esses complexos ecossistemas são extremamente importantes para a conservação da biodiversidade e também para a manutenção do ciclo da água, desempenhando um papel fundamental nas zonas de recarga de aquíferos.
Ao longo de nossa história, porém, as zonas úmidas paulistas sofreram sob a ação humana. De veredas e campos úmidos em nosso Cerrado, a várzeas e brejos de nossa Mata Atlântica, as áreas úmidas foram significativamente impactadas. A partir do Programa Nascentes, o trabalho do Sistema Ambiental Paulista (AmbienteSP) para proteção dessas áreas ganha um novo capítulo.
Isso porque o maior objetivo do programa é ampliar a escala da restauração ecológica no estado, priorizando, justamente, a conservação dos recursos hídricos e proteção da biodiversidade.
Assim, a cada ano, o AmbienteSP trabalha para que tenhamos ainda mais motivos para comemorar.
Faça você também parte desta história! Para conhecer mais sobre o Programa Nascentes acesse: www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/programanascentes
Matéria Relacionada
Pesquisa FAPESP confirma sucesso de restauração com espécies nativas