
28/03/2016

Nascente (foto: Daemo)
A Daemo Ambiental realizou recentemente o primeiro plantio de mudas nativas no entorno de uma das nascentes afluente do Córrego Olhos d’Água, principal curso d’água que compõe o sistema de abastecimento público de água na Estância Turística de Olímpia.
O projeto, que acontece dentro do âmbito do Programa Nascentes, teve início em outubro de 2015 com o convite a todos os representantes do setor agrícola, associações e Sindicato Rural. Também foram realizadas reuniões com os proprietários das áreas rurais localizadas na microbacia em questão, devidamente cadastrados no Cadastro Ambiental Rural (CAR).
O Superintendente Geral da Daemo Ambiental, Marco Antônio Parolim de Carvalho, o Marcão Coca, explica a importância do projeto. “As nascentes urbanas e rurais de um município muitas vezes tem importância estratégica para o abastecimento humano e, consequentemente, para a sobrevivência da população e equilíbrio dos ecossistemas”.
A finalidade do projeto é executar ações visando à proteção das águas na microbacia do Córrego Olhos d’água, próximo da captação de água para o abastecimento público.

Cerca de proteção (foto: Daemo)
Foram realizados o cercamento, a marcação e o plantio das mudas, aproveitando a época das chuvas. Foram plantadas na Área de Preservação Permanente (APP) da nascente cerca de 250 mudas de essências florestais nativas da região. Dentre as mudas de árvores plantadas podemos citar espécies como ingá, araçá, embaúba, saguaragi, figueira-branca, capororoca, ipê-do-brejo, jequitibá, graviola, cabreúva, amora, calabura, canelinha e coração-de-negro. As mudas foram doadas pelo Viveiro Municipal e pela Guarani.
Os interessados em aderir ao Projeto Vida aos Olhos d’Água – Programa Nascentes e Programa Fossas Sépticas, podem procurar os técnicos da Divisão de Meio Ambiente da Daemo Ambiental, localizada na Av. Harry Giannecchini, nº 350, Jardim Toledo.

Equipe de plantio (foto: Daemo)
Com informações da Daemo Ambiental.