
06/04/2016

Algumas das mudas plantadas em Piracaia
O Programa Nascentes atingiu esta semana a marca de um milhão de mudas plantadas e a área em processo de restauração já soma mais de 630 hectares.
“Nosso primeiro milhão de mudas reflete o esforço não apenas do Sistema Ambiental Paulista, mas de todo o Estado, e nos inspira a seguir em frente, rumo a números tão superlativos quanto o próprio programa.” Afirmou Caroline Jorge Santos, coordenadora do programa.
O principal foco do Programa Nascentes é reunir e otimizar a interação entre empresas, restauradores e proprietários. O programa oferece, além de uma série de ferramentas para restauração, um cenário que apresenta diversas vantagens para cada ator.
As empresas encontram facilidades para cumprir seus TCRAs, os restauradores têm a oportunidade de concretizarem e divulgarem seus projetos e os proprietários, ao se inscreverem no CAR, podem demonstrar o interesse em ter suas áreas recuperadas por terceiros, integrando assim um Banco de Áreas disponíveis para restauração.
O programa agora integra o ciclo 2016 Município VerdeAzul e foi apresentado a parceiros e potenciais investidores internacionais no âmbito da Iniciativa 20×20.
Atividades como pesquisa e educação ambiental também estão sendo desenvolvidas com o tema da restauração e são divulgadas dentro do programa e por todo o Sistema Ambiental Paulista.
A secretária Patrícia Iglecias durante a cerimônia de homenagem da Alesp pelos 30 anos da SMA reafirmou o compromisso de restauração da Secretaria e o papel de destaque do Programa.
“O Programa Nascentes é uma prioridade dentro da Secretaria do Meio Ambiente. Ficamos contentes com o número atingido e estamos trabalhando para atingir nossas metas. Todo hectare restaurado é um ganho e cada muda plantada é um investimento num futuro mais sustentavél.” Afirmou a secretária após a cerimônia.
Mais informações podem ser encontradas no site do programa: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/programanascentes