
13/04/2016
A secretária do Meio Ambiente Patrícia Iglecias participou, na quarta-feira, 13 de abril, da solenidade de encerramento da Operação Verão 2015/2016, no Palácio dos Bandeirantes. O objetivo da Operação Verão é reforçar a segurança de moradores e turistas durante o verão.
De acordo com a secretária, a participação da Secretaria do Meio Ambiente se dá, principalmente, com o trabalho do Instituto Geológico (IG), que permanece com equipe técnica de plantão 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados, trabalhando em conjunto com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.
Do início da operação, em dezembro de 2015, e o término no fim de março deste ano, o plantão foi acionado 57 vezes. O Instituto Geológico vistoriou mais de 150 áreas, 29 delas na Região Metropolitana de São Paulo.
Os eventos extremos deste verão resultaram na interdição definitiva de 503 moradias e na interdição temporária de outras 312. Mais de mil e cem pessoas tiveram que ser removidas de suas casas, de forma preventiva.
“Estes números materializam aqui, em nosso Estado, os possíveis impactos das mudanças climáticas e nos servem de alerta: não podemos descansar no trabalho de identificação de vulnerabilidades e adaptação a essas mudanças do clima”, destacou a Patrícia Iglecias.
Importante lembrar que, desde sua criação, a Secretaria do Meio Ambiente vem conduzindo e participando de políticas públicas de redução de risco e desastres, tema reconhecido e tratado na nossa diretriz de Vulnerabilidade Ambiental e Mudanças Climáticas.
“Precisamos empreender todos os esforços possíveis para proporcionar a máxima segurança aos nossos cidadãos e proteger o meio ambiente. Por isso, a parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente e a Coordenadoria de Defesa Civil é tão importante para o Estado de São Paulo”, ressaltou a secretária.
O Plano Preventivo de Defesa Civil desenvolvido no final da década de 80 para oito municípios da Baixada Santista e Litoral Norte (Santos, Cubatão, Guarujá, São Vicente, Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião), hoje já abarca 175 municípios paulistas, em especial na faixa leste do Estado e na macrometrópole paulista, onde as condições geológicas e geomorfológicas são mais propícias a deslizamentos e inundações.
Ações em 2015
Na Operação Verão 2014-2015, o Instituto Geológico realizou atendimentos emergenciais em 16 municípios. No total, foram removidas 540 pessoas (244 remoções preventivas e 296 definitivas). Os baixíssimos índices de chuva foram o motivo desse resultado.