
O governador Geraldo Alckmin, durante o plantio
No último sábado, 30 de abril, às 10 da manhã, o governador Geraldo Alckmin participou de mais um plantio do Programa Nascentes. O plantio ocorreu em Itu, e foi o sétimo decorrente de compensação de Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA) realizado no âmbito do programa.
A empresa financiadora CCR Via Oeste compensa, com o plantio, a duplicação da via Raposo Tavares, no trecho do contorno rodoviário de São Roque. Sob responsabilidade da Florestal Maarin, serão plantadas 17.670 mudas em 10,6 hectares, na Fazenda Limoeiro. O plantio deve ser finalizado até o final de maio e atividades de manutenção estão programadas para os próximos 36 meses.

Uma das áreas do plantio, em uma encosta de morro
O governador Geraldo Alckmin abriu a coletiva de imprensa lembrando de que o Programa Nascentes é “um programa que é bom para todos, para a empresa, que compensa, para o proprietário, que se regulariza e para população, que tem áreas importantes para a segurança hídrica do estado restauradas.
O senhor Willian Labaki, dono da fazenda Limoeiro, comentou sobre o plantio: “A área desse segundo plantio vai ser importante para recuperação de um antigo olho d’água, que foi ficando mais fino até sumir. Fora que, com as árvores nativas a propriedade vai ficar bem mais bonita.”
Estiveram presentes no evento a coordenadora executiva do Programa Nascentes, Carolina Jorge Santos, o presidente da CCR Eduardo Siqueira Moraes Camargo, além de membros da equipe da CCR, Florestar Martin e da ARTESP.

O governador Geraldo Alckmin, a coordenadora executiva do Programa Nascentes, Caroline Santos e Rafaela di Fonzo, da Subsecretaria de Ações Estratégicas

A equipe da CCR e do Programa Nascentes ao lado do proprietário William Labaki
O Programa Nascentes
O Programa Nascentes tem como objetivo principal recompor áreas de mata ciliar, nascentes e olhos-d’água, assegurando assim maior segurança hídrica para o estado. O programa une devedores de TCRA, restauradores e proprietários e conta com equipe própria, que avalia e acompanha os projetos desde seu esboço executivo. O programa, até o momento, já plantou 642,55 hectares, que correspondem a 1.072.509 mudas.
Para conhecer mais sobre o Programa Nascentes, acesse:
www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/programanascentes