07/06/2016
A secretaria do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, durante discurso na ALESP (foto: Kleber Vicente)
“Saneamento Já”, esse foi o tema da solenidade em prol ao Dia Mundial do Meio Ambiente, organizado pela Frente Parlamentar Ambientalista e pelo Desenvolvimento Sustentável (FREPAM), sob a coordenação do deputado estadual Carlão Pignatari. O evento, realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo, nesta segunda-feira, dia 6 de junho, às 10 horas, reuniu autoridades estaduais e religiosas, em apoio à Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016 Casa Comum, nossa responsabilidade – que traz à reflexão um problema que afeta o meio ambiente e a vida de todos os seres: a precariedade do saneamento básico em nosso País.
Na oportunidade, a secretária do Meio Ambiente Patrícia Iglecias afirmou que o tema ambiental apresentado na Assembleia (a casa do povo) é muito relevante, “vem ao encontro das séries de anúncios que fizemos no domingo, dia 5 de junho, no Jardim Botânico, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente”. A secretária ressaltou o Programa Nascentes que visa o plantio de mudas nativas, a médio e longo prazo, de mil hectares, em áreas prioritárias para a segurança hídrica no estado, em nascentes de rios e em Áreas de Preservação Permanente. “Já temos mapeado no Cadastro Ambiental Rural (CAR), 17 milhões de hectares. Isso representa 86,5% de toda área rural, no estado de São Paulo”, acrescentou Patrícia Iglecias.
Participaram da solenidade, a secretária adjunta de Saneamento e Recursos Hídricos, Mônica Porto; o Bispo Dom Carlos Garcia – representando o Arcebispo Dom Odilo Scherer; a engenheira agrônoma, Cecília Wey de Brito, da ONG Aliança pela Água, e Mário Mantovani, diretor de Políticas Pública da SOS Mata Atlântica.
Para assinar a petição por esgoto tratado e água limpa nas praias e rios acesse:
https://www.sosma.org.br/projeto/rede-das-aguas/peticao-saneamento-ja/
Texto: Rose F.
Fotos: Kléber Vicente