
29/06/2016
A Campanha do Agasalho ganhou um toque de sustentabilidade nesta semana. O Arraiá Orgânico e Solidário, organizado pela Associação de Agricultura Orgânica em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, foi palco da divulgação da campanha entre os frequentadores da feira orgânica do Parque Água Branca. A ação contou com a visita da secretária Patrícia Iglecias e da primeira dama Dona Lu Alckmin.
Juntas, Patrícia e Dona Lu visitaram o arraiá e a feira, conversaram com feirantes e frequentadores e doaram agasalhos para a campanha. O objetivo foi sensibilizar o público da feira de orgânicos, que acontece nas terças-feiras à noite, e nos sábados e domingos pela manhã. A Associação de Agricultura Orgânica manterá as quatro caixas espalhadas pelo arraiá como pontos de coleta permanentes nas feiras durante toda a campanha.
AmbienteSP Solidário
Como em todos os anos, todas as unidades do Sistema Ambiental Paulista estão mobilizadas para a Campanha do Agasalho. As caixas de coleta podem ser encontradas em todos os parques urbanos, além de unidades de atendimento ao público. EM 2015, o AmbienteSP arrecadou mais de 24 mil peças de roupas.
Feira Orgânica
A AAO – Associação de Agricultura Orgânica – é uma ONG sem fins lucrativos, fundada em maio de 1989 por um grupo de engenheiros agrônomos, produtores, jornalistas e pesquisadores que já praticavam a agricultura orgânica e acreditavam na sua viabilidade socioeconômica e ambiental. Além de difundir práticas e técnicas, a AAO trabalha pelo direito das pessoas a uma alimentação sadia e equilibrada, e que na produção de alimentos se preserve o meio ambiente e respeite o ser humano. Atualmente possui mais de 2000 associados cadastrados.
Em 1991, a AAO recebeu da Secretaria de Agricultura e Abastecimento a incumbência de gerir a feira do Produtor Orgânico do Parque da Água Branca, que inaugurou em 23 de fevereiro de 1991, com 12 produtores credenciados. Foi a primeira ONG brasileira a criar normas de produção orgânica centradas na realidade local, contemplando os critérios básicos para os agricultores se credenciarem na Feira do Produtor Orgânico.